26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Expresso

Governo do Camboja faz apelo para que as pessoas não colham a “planta-pênis” carnívora

A Nepenthes bokorensis, também conhecida como planta-pênis, é uma espécie carnívora típica das montanhas do sul do Camboja.

Governo condena colheita da “planta pênis” no Camboja

O governo do Camboja fez um apelo no último dia 11 de maio para que as pessoas parem de colher uma planta carnívora rara, conhecida como planta-pênis, por se assemelhar com o formato de uma genitália masculina humana.

Na postagem no Facebook feita pelo Ministério do Meio Ambiente do país, aparecem imagens de três mulheres arrancando as plantas de suas raízes e posando com elas. De acordo com o jornal local Khmer Times, as fotos foram posteriormente compartilhadas nas redes sociais delas.

Usando o episódio de exemplo, a instituição fez um apelo aos moradores de Bokor Mountain, na cidade de Kampot, para que deixassem a planta em paz, afirmando que aquilo traria grandes impactos ambientais na região.

“Oh! Flor de Pong Krolom. O que elas estão fazendo é errado e, por favor, não o façam novamente no futuro! Obrigado por amar a natureza, mas não as colham, para que não as percamos”, diz a postagem.

A planta-pênis (Nepenthes bokorensis)

Nepenthes bokorensis, também conhecida como planta-pênis, é uma espécie carnívora típica das montanhas do sul do Camboja. Elas podem chegar a 7 metros de altura, se alimentam de formigas e insetos e é difícil de ser localizada por pesquisadores.

Mulheres exibem o fruto da planta pênis

O ilustrador botânico François Mey, um dos descobridores da planta, disse em entrevista ao site LiveScience que colhê-la pode parecer divertido, mas as pessoas precisam se conscientizar de que esse ato compromete a sobrevivência da planta.