28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

Gráfica que imprime Enem faliu e coloca exame em risco para este ano

Falta de liderança atual dentro do IInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pelo exame, deixa o futuro do Enem incerto

Não é 1º de abril: a gráfica RR Donnelley, que desde 2009 imprime as provas do Enem, faliu e coloca em risco a realização do exame neste ano.

O Enem ocorre em novembro, mas para cumprir o cronograma, a impressão das provas deve ocorrer até maio. Como a operação demanda reforçado sistema de segurança e tem entraves logísticos, o trabalho realizado para o Enem não é feito por qualquer gráfica.

A falta de liderança atual dentro do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame deixa o futuro do Enem incerto. Na semana passada, o presidente do instituto, Marcus Vinicius Rodrigues, foi demitido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez.

Já o chefe da da diretoria de avaliação da Educação Básica dentro do Inep, Paulo Teixeira, pediu demissão em solidariedade ao demitido. Essa é a diretoria que cuida do Enem. O Inep não se manifestou sobre a falência da gráfica.

No ano passado, o Enem recebeu 5,5 milhões de inscrições. No total, foram impressas 11 milhões de provas. A gráfica assumiu a impressão do Enem 2009, depois que a prova vazou naquele mesmo ano. O sistema de segurança e logística foi aprimorando ao mesmo tempo em que órgãos de controle cobravam a realização de licitação para o serviço.

O Inep consultou neste ano a Casa da Moeda para ajudar na impressão do Enem. O pedido foi tema de uma reunião no último dia 11, em Brasília.

A informação de que a gráfica RR Donnelley passava por dificuldades já circulava havia mais de um mês dentro do Inep.

Inscrições

De qualquer forma… Estudantes que querem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para não pagar a taxa, os candidatos devem atender os critérios de isenção. O pedido é feito pela Página do Participante, na internet. A taxa do exame este ano é R$ 85. Se ele acontecer.