20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Haddad defende no G20 o multilateralismo para combater a fome

Ministro propôs mudanças nos organismos multilaterais de crédito fortalecer o luta contra a pobreza e as mudanças climáticas

Fernando Haddad marcou o retorno do Brasil ao G20, na Índia

Em seu primeiro discurso no G20, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou o empenho em fortalecer o multilateralismo.

O encontro, realizado em Bangalore, na Índia, reúne os ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais das principais economias do mundo e prepara o terreno para a reunião do próximo ano quando o Brasil assumirá a presidência rotativa do grupo.

“Herdamos um cenário diplomático problemático. O Brasil estava isolado, ausente e em desacordo com seus valores e tradições. Olhando para o futuro, vamos reconstruir nossa presença internacional. Os assuntos econômicos e financeiros são uma parte crucial desse esforço”, disse Haddad.

No pronunciamento, o ministro citou desafios globais como as consequências da pandemia, guerras, conflitos, aumento da pobreza, desigualdades e energia limpa a preços acessíveis e defendeu a reforma de organismos multilaterais de crédito com intuito de canalizar recursos, em especial aos países em desenvolvimento, para o combate à pobreza, à fome e às mudanças climáticas.