Hotel em Maceió é flagrado com “gato” equivalente ao consumo de mais de 100 residências

Operação conjunta da Equatorial e polícia constatou fraude no medidor do estabelecimento no bairro Cruz das Almas

Uma ação conjunta da Equatorial Alagoas, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL) e da Polícia Militar flagrou uma ligação clandestina de energia elétrica em um hotel localizado no bairro da Cruz das Almas, em Maceió. De acordo com a distribuidora, a fraude causou uma perda estimada de 27.000 kWh, volume suficiente para abastecer cerca de 108 residências com consumo médio de 250 kWh por mês.

A fiscalização foi acionada após o fornecimento de energia do hotel ser cortado devido a um débito. Ao chegarem ao local, as equipes constataram que o estabelecimento estava ligado à rede sem autorização, utilizando um medidor não cadastrado que não registrava o consumo real, impedindo o faturamento correto pela concessionária. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Científica realizou a perícia técnica no local.

O responsável pelo hotel foi conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis. A Equatorial realizou os procedimentos para regularizar a unidade consumidora. O superintendente de Operação da empresa, Stevon Schettino, destacou que a distribuidora segue investindo em tecnologia avançada, incluindo monitoramento remoto e inteligência artificial, para identificar irregularidades em todas as classes de consumo.

O furto de energia elétrica (“gato”) e a fraude em medidores são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, caracterizando roubo e estelionato, respectivamente. A Equatorial reforça a importância do combate a essas práticas para manter a qualidade do fornecimento e a segurança das instalações.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS