7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ignorando repouso, Bolsonaro retoma cargo e promete ampliar posse de arma no campo

Projeto autoriza a posse em toda a extensão de uma propriedade rural, e não só na sede; Críticos temem que isso amplie conflitos no campo

O homem quer trabalhar: o presidente Jair Bolsonaro chegou na tarde desta segunda-feira (16) ao Palácio do Alvorada, residência oficial, após ter recebido alta, mais cedo, do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia no abdômen no dia 8 de setembro.

Aguardado por alguns apoiadores, o presidente desceu do carro na entrada principal do Alvorada e conversou rapidamente com jornalistas e disse que retomaria os trabalhos nesta terça (17) e que vai sancionar o Projeto de Lei 3.715/19, que amplia a posse de arma em propriedades rurais.

A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 21 de agosto e aguarda sanção presidencial. Perguntado se vetaria algum item, o presidente admitiu que, até então, não tinha lido ainda o texto aprovado, mas que vai garantir o direito à posse de arma.

“Eu não vi o projeto, vou ver amanhã. Mas eu não vou tolher mais ninguém de bem de ter a sua posse ou porte de arma de fogo”. Jair Bolsonaro, presidente.

Segundo o projeto aprovado pelo Legislativo, fica autorizada a posse de arma em toda a extensão de uma propriedade rural. A medida garante ao dono de uma fazenda, por exemplo, o direito de andar com uma arma de fogo em qualquer parte de sua propriedade.

Atualmente, a posse só é permitida na sede. Críticos temem que a autorização amplie conflitos no campo.

Saúde

Por enquanto, Bolsonaro deve permanecer no Palácio da Alvorada, residência oficial onde mora, mas é possível que eventualmente vá ao Palácio do Planalto, onde o presidente da República despacha. A decisão ficará a cargo dele, com base na opinião da equipe médica.

O presidente também disse que está bem de saúde, mas que só volta ao ritmo normal de atividades após a viagem aos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro deve embarcar para Nova York no próximo dia 23.

No dia 24, está previsto seu discurso na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura do evento anual.

O Palácio do Planalto confirmou que Bolsonaro retoma as atividades de presidente a partir desta terça-feira. Ainda não se sabe se ele vai despachar diretamente da sede do Poder Executivo ou no Palácio do Alvorada. Pelo Twitter, o presidente comemorou a volta ao trabalho.