7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Inep perdeu outro presidente: Termina nesta sexta inscrições para o Enem

Governo partirá para o terceiro nome responsável pelo Enem; Mais de 5 milhões já se inscreveram

Hoje (17) é o último dia para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As inscrições podem ser feitas pela internet, na Página do Participante, até as 23h59. Para evitar problemas como picos de acesso ao sistema de inscrição, é melhor não deixar para última hora.

Também termina hoje o prazo para solicitar atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira. No dia 22 será divulgado o resultado do pedido de atendimento especializado e específico.

Nova mudança no Inep

Elmer Vicenzi, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), foi demitido nesta quinta-feira, (16). Ele estava no órgão, ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem, desde 29 de abril. É o segundo chefe do Inep a sair do cargo este ano.

Vicenzi estava em meio a uma disputa com integrantes da procuradoria, a área jurídica do órgão, e acabou demitido, já que defendia a divulgação dos dados produzidos pelo Inep, como avaliações e indicadores educacionais.

Elmer Vicenzi é mais uma baixa no Inep, responsável pelo Enem

A procuradoria é a favor do sigilo dos dados, que envolvem informações de alunos e escolas. Os advogados do Inep ameaçaram pedir demissão, caso houvesse política de divulgação dos dados.

Vicenzi assumiu após a demissão de Marcus Vinicius Rodrigues, que caiu por acabar com a avaliação de alfabetização. Oficialmente, o MEC informou que ele teria pedido demissão. Mas, segundo a reportagem apurou, o ministro Abraham Weintraub defenderia a mesma posição de Vicenzi sobre os dados.

Havia divergências também sobre o Enem, cujas inscrições acabam hoje e já passaram de 5 milhões. É a primeira baixa do MEC sob Weintraub. A pasta ficou marcada por uma série de demissões quando Ricardo Vélez Rodríguez era o ministro.

Alexandre Lopes, diretor legislativo na Casa Civil, deve assumir presidência do InepSerá o terceiro dirigente do instituto responsável pelo Enem no governo Bolsonaro.