26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Internauta faz relato após passar 10 dias infiltrado em grupos Bolsonaristas

Ele alertou para convocações do ‘Ivermectina Day’, para que as pessoas ‘deem uma surra no vírus’, incluindo instruções de quantos comprimidos tomar, a depender da faixa de peso

Em postagem na comunidade r/Brasil, do agregador Reddit, o usuário dieg0s postou um relato sobre os seus 10 dias “infiltrado” em grupos de Whatsapp bolsonaristas.

Ele disse ter feito essa experiência social depois de perceber que, apesar do Bolsonarismo ser um movimento negacionista e obsessivo, não conseguia entender certos argumentos para defender o indefensável. Então foi conferir de perto.

O perfil não informou como adentrou nos grupos, mas confirmou que ficou por apenas 10 dias infiltrado, sendo fui removido pelos administradores de todos os grupos, pois suspeitaram que ele fosse comunista. Confira 10 pontos de seus relatos:

  1. Esses grupos tem muito apelo religioso e pouca gente interessada em consumir conteúdo ou debater ideias. 90% do tempo os grupos são bombardeados de “memes” de direita e links de noticias enviesadas para as pautas da direita de sites igualmente enviesados, nem preciso citar que a maioria é forrado de fake news, né?
  2. Quase nenhum desses materiais é discutido ou comentado, quase sempre é seguido de mais conteúdo encaminhado. “Forwarded many times” é quase onipresente;
  3. Nenhum link de mídia mainstream é aceito, se postar G1, Folha, Estadão, O Globo, etc… é automaticamente alvo de críticas e acusações de que vc é alienado pela grande mídia dominada pelo comunismo.
  4. Figurinhas religiosas e bolsonaristas são enviadas aos centos, das mais variadas: Bolsonaro dando uma gravata no Lula, Lula assaltante, Bolsonaro Capitão América em verde e amarelo, “eu apoio tratamento precoce”, inseticida de petista e por aí vai…
  5. Vídeos editados e cortes de discursos do Bolsonaro ou de parlamentares bolsonaristas são compartilhados como reforço de vieses, mesmo fora de contexto ou visivelmente falsos. O mesmo acontece pra criticar a esquerda ou colocar relatos de médicos aleatórios defendendo absurdos como tratamento precoce ou afirmando que estão sendo obrigados a registrar qualquer morte como Covid.
  6. Intervenção militar com Bolsonaro no poder é o sonho dessa galera, muitos ficaram decepcionados com o pronunciamento de 23/03 pois estavam ansiosos para ver o capitão anunciar estádio de sitio ou atacar o STF em rede nacional, em vez disso viram uma sinalização aos absurdos que a grande mídia defende e um decepcionante discurso pró-vacina.
  7. Os mais extremistas concordam com os absurdos: atitudes muito nacionalistas, extremistas, negacionistas e tudo aquilo que temos visto nos últimos 2 anos com horror são exaltadas por esse povo, muitos realmente querem militares dando golpe e tirando do caminho cada prefeito, governador e senador de esquerda. Uma limpeza ideológica com Bolsonaro no poder, em resumo.
  8. Dória é um dos alvos favoritos, quase empatado com Lula, alguns ainda defendem Sergio Moro, outros o tratam como traidor. Acreditam que o Brasil inteiro aprova Bolsonaro e que ele será reeleito em 22 “no 1º turno com 75% dos votos”.
  9. Há muitos infiltrados fazendo piadas dúbias ou questionamentos duvidosos, quase sempre passando despercebidos.
  10. Porque fui expulso? Apesar de manter meu disfarce, falar como um “patriota” e apoiar o “mito” em minhas falas, fui questionado por um por reclamar que o “mito” citou a “vachina” em seu pronunciamento na TV, questionando sua conduta. Fui acusado de estar contra o capitão.

Em outro momento, dieg0s informa que foi postado um vídeo de uma garota na casa dos 20 anos sendo executada por traficantes, sem qualquer aviso ou censura no vídeo, que, segundo ele, possuía como marca d’água no canto a frase “nunca ri tanto”, dizendo que o crime não compensa.

Ele pediu para o usuário apagar o vídeo, pois passava dos limites. Por acaso, o envio fora feito por um dos administradores, que prontamente o removeu. Não só do grupo em que isso ocorreu, como também de outros dois.

Algo que o chamou a atenção foi ainda uma convocação para esse domingo: Ivermectina Day, para todos tomarem ivermectina para dar uma surra no vírus e apoiar o tratamento precoce. Inclusive há instruções de quantos comprimidos tomar, dependendo da sua faixa de peso.