20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

‘Já morreram, vão tirar do túmulo?’, diz Mourão rindo sobre investigar tortura na ditadura

Audios de sessões do Superior Tribunal Militar mostram ministros falando, sem unanimidade, sobre torturas durante a ditadura

Áudios divulgados no blog de Miriam Leitão no jornal O Globo mostram sessões do STM (Superior Tribunal Militar) com ministros, sem unanimidade, falando sobre torturas durante a ditadura.

E indagado sobre a possibilidade de uma investigação sobre as torturas cometidas por militares durante a ditadura, o vice-presidente, general da reserva Hamilton Mourão (Republicanos):

“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô.  Vai trazer os caras do túmulo de volta?”. Hamilton Mourão, vice-presidente, rindo.

Leia mais: Governo com amantes da tortura, ódio a minorias e mentiras escancaradas domina cenário eleitoral

Mourão não especificou se os “caras” eram os torturados ou ministros do STM, que gravou as sessões de 1975 a 1985. São 10 mil horas de áudio. As gravações foram obtidas por meio de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2015.

Defender do golpe militar de 1964, que resultou na instauração de uma ditadura no Brasil, Mourão disse no mês passado que “em 31 de março de 1964 a Nação salvou a si mesma”.

O vice-presidente é o mesmo indagou sobre “o velhinho tomar viagra“, ao ser questionado sobre os 35 mil comprimidos comprados pelo Exército – isso sem falar nos lubrificantes e próteses penianas.

Miriam Leitão

No início do mês, Eduardo Bolsonaro, o filho 03 do presidente e deputado federal disse ter “ficado com pena da cobra” ao criticar Míriam Leitão. A jornalista da Globo, enquanto grávida, foi agredida e colocada nua, dentro de uma sala, com uma jibóia.

Leia mais: Eduardo Bolsonaro duvida da tortura a Miriam Leitão: “sou vítima do politicamente correto”

Eduardo Bolsonaro disse duvidar do ocorrido, pois não há vídeos do mesmo. E se considerou uma “vítima” por expor sua opinião.