26 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Joelho no pescoço: PM do RS expulsa desabrigados de prédio abandonado há 10 anos

PMs usaram gás de pimenta contra o grupo de mais de 200 pessoas, incluindo famílias com crianças

A Polícia Militar do Rio Grande do Sul expulsou neste domingo (16) cerca de 200 pessoas desabrigadas pelas chuvas de um prédio público ocupado no centro histórico de Porto Alegre. O edifício estava abandonado havia mais de dez anos.

Os PMs usaram gás de pimenta contra o grupo. No local havia famílias com crianças pequenas. A ocupação foi organizada pelo MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas).

Muitos dos ocupantes haviam perdido suas casas, que foram atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul.  “A PM não seguiu os protocolos, não houve negociação. Houve, sim, abuso de autoridade”, disse a advogada Clarice Zanini, que estava apoiando a ocupação.

Questionada, a PM disse que havia risco de desabamento de marquises. Segundo a corporação, a desocupação foi negociada antes da ação dos policiais. Aparentemente, a negociação falhou.

Após a ação, as pessoas que participavam da ocupação foram conduzidas ao Palácio da Polícia. O grupo assinou um termo circunstanciado de registro do caso. Em seguida, todos acabaram sendo liberados.