26 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Jornalismo: Comissão julga nesta sexta vencedores do Prêmio Octávio Brandão

Grupo de jurados é formado por 11 profissionais que avaliarão os 146 trabalhos inscritos

A definição dos resultados do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental acontece nesta sexta-feira, dia 08. A Comissão Julgadora se reúne para dar o veredicto sobre os 165 trabalhos inscritos por jornalistas profissionais e estudantes nesta 14ª edição. Os 11 jurados são profissionais especializados, que vieram de norte a sul do país, que vão selecionar as melhores matérias sobre Meio Ambiente publicadas em Alagoas no último ano.

Na composição desta Comissão Julgadora está Ailton Villanova, que acumula vasta carreira no jornal impresso, rádio, TV e assessoria de imprensa, onde chegou a fundar as assessorias de Comunicação Social de três secretarias do Governo de Alagoas. Foi repórter, editor, chefe de reportagem, repórter esportivo, comentarista político e redator.

Alberto César Araújo é repórter fotográfico desde 1991, com fotos publicadas na mídia nacional e internacional, como o prestigiado The New York Times. Na Amazônia, documentou projetos socioambientais para o World Wildlife Fund (WWF) e Greenpeace. É editor de fotografia da Agência de jornalismo Independente Amazônia Real, em Manaus.

Alexandre Câmara atuou ao longo dos anos como roteirista de programas de rádio e TV para campanhas políticas em Alagoas. Também foi produtor, coeditor de imagens e roteiristas de vídeos institucionais para televisão em diferentes administrações municipais de Maceió.

Arlete Bonelli é jornalista com passagem pelo impresso, TV, rádio e assessorias de imprensa. Tem atuação especial em mídias digitais e produção de documentários, na pesquisa, redação de conteúdo e de roteiros, edição de material web e audiovisual. É ainda consultora em Comunicação Social para organizações não governamentais (ONGs).

Beatriz Mota já esteve nas redações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Jornal O Dia em seus dez anos de Jornalismo. Hoje é editora de mídias sociais dos jornais O Globo e Extra, e ainda atua como voluntária em projetos de Educação e Direitos Humanos em regiões de pobreza e exclusão social, temas prioritários em sua agenda.

Gerson Barros conta com 25 anos de experiência na área audiovisual, principalmente na função de repórter cinematográfico. Ao longo dos anos, adquiriu e desenvolveu sólida vivência no segmento através de seu trabalho jornalístico.

Jeniffer Gularte é repórter do Diário Gaúcho desde 2014 e integrante do Grupo de Investigação da RBS (GDI). Atua principalmente em reportagens investigativas sobre gastos e gestão pública, abarcando obras inacabadas e ineficiência dos serviços. Também se dedica a temas como saúde, educação e mobilidade urbana.

Márcio Pedrosa é engenheiro civil e especialista em Transportes, fez carreira na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) de 1979 a 2015, percorrendo todo o caminho até superintendente. Atualmente, é diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) Nacional, onde já atuou voluntariamente em anos anteriores.

Pedro Olavo integra a equipe técnica da TV Senado desde 1999, onde é repórter cinematográfico. Já teve experiências em Publicidade e Cinema em seus primeiros anos de carreira, inclusive fez parte da equipe no Departamento de Foto e Imagem da Rede Sarah de Hospitais, onde realizou vários documentários.

Valmir Pedrosa é professor nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem concentrado seus esforços na produção e divulgação de conhecimento na área de gestão de recursos hídricos e na formação da nova geração que lidará com esses desafios.

Yvette Moura foi repórter fotográfica do extinto O Jornal, em Maceió, onde recebeu diversos prêmios, entre eles três edições do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. É professora de Fotojornalismo em duas faculdades alagoanas, coordenadora de Comunicação Social da Federação Espírita do Estado de Alagoas e fundadora da web rádio ‘Deus Conosco’.

Os três melhores trabalhos nas oito categorias concorrentes serão selecionados na sexta, porém o resultado será conhecido apenas no sábado (09), a partir das 21h, no Espaço Pierre Chalita, em grande festa conduzida pelo jornalista José Raimundo, da Rede Globo, e animada pela cantora Kel Monalisa.

O Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/AL), Braskem e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e, em 2018, irá distribuir mais de R$ 50.000,00 em prêmios.

  • Por Algo Mais Consultoria e Assessoria