16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Jurista diz que Arapiraca pode ter até outra eleição para prefeito

‘Ganhar e não levar’ é ameaça real à
situação de Luciano Barbosa

Luciano Barbosa ganha mas vai enfrentar juridicamente “uma novela mexicana”

Luciano Barbosa ganhar e não levar a eleição de prefeito de Arapiraca não é uma hipótese longe de acontecer.

É plenamente possível, dentro do que se estabelece  os princípios jurídicos da Constituição Federal, no seu artigo 17, que diz por, exemplo, que é vedado a eleição de candidato sem partido.

Como se sabe, Luciano Barbosa teve seu registro partidário cancelado pelo MDB regional. A decisão foi referendada pelo partido nacionalmente.

Assim, ele disputou a eleição sem legenda, ganhou com mais de 54% dos votos válidos e agora passa enfrentar uma demanda jurídica considerável para assegurar o mandato em 2021.

Nesta terça-feira, 17, ele declarou à TV Gazeta que confia plenamente na justiça eleitoral daqui e de lá. Ou seja das instâncias superiores.

Assim como ele, os adversários de Luciano que não o queriam candidato também confiam da mesma forma.

Segundo o jurista e especialista em Direito Eleitoral, Marcelo Brabo Magalhães, o caso Luciano Barbosa, pode ser chamado de uma “novela mexicana”.

Para ele, esse é um imbróglio jurídico que não se clareia e que, certamente, invalidará a eleição de Arapiraca, na forma da lei.

Isso por que a justiça, inicialmente, vai analisar o chamado Drap eleitoral –  Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários, que segundo Brabo Magalhães não foi acatado por Luciano Barbosa.

Via Drap, o MDB pediu a impugnação do registro da candidatura dele. Fora isso, ainda vai responder uma outra ação sobre a validade das convenções partidárias.

Mas, de acordo com Marcelo Brabo, se ele escapar juridicamente de tudo ainda terá uma terceira questão e mais complicada que é a obediência ao prazo de desincompatibilização do cargo de vice-governador. Barbosa também é acusado de não ter cumprido esse prazo.

O imbróglio ou a “novela mexicana” tem enredo complicado e o roteiro a ser seguido vai dar muito trabalho.

Brabo Magalhães não descarta a realização de uma nova eleição em Arapiraca e, desta feita, sem a presença de Luciano Barbosa por estar sem partido. Nesse caso ele teria que indicar um outro candidato.

Ou seja, como se vê, a rapadura é doce mas não é mole.