20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula decreta intervenção federal no DF e promete: vândalos serão punidos

Por diversas vezes, Lula chamou Jair Bolsonaro, que fugiu para os Estados Unidos, de genocida e o responsabilizou pelos atos de hoje

Em pronunciamento ao vivo, o presidente Lula (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal. O ato é consequência da invasão de terroristas bolsonaristas, que provocaram destruição nas sedes dos três poderes, neste domingo.

O quebra-quebra de bolsonaristas resultou em invasão e destruição do Palácio do Planalto, Congresso e sede do STF. Com o decreto, Lula pretende garantir a segurança e que estas ações não se repitam – o presidente afirma que PMs de Brasília facilitaram os atos terroristas.

Leia mais: Bolsonaro é responsável por invasão terrorista em Brasília
Manifestantes invadem congresso e quebram vidraças do Planalto

Irritado, em ato falho, enquanto chamava os terroristas de vândalos, Lula os chamou de nazista e logo depois de “stalinistas”, mas imediatamente recuou. Mas garantiu: os vândalos serão identificados, assim como os financiadores. E todos serão punidos.

Por diversas vezes, Lula chamou Jair Bolsonaro, que fugiu para os Estados Unidos, de genocida e o responsabilizou pelos atos de hoje. “Ele estimulou a invasão nos Poderes, sempre que pode, menos no Palácio pois na época ele estava lá”, garantiu Lula.

O presidente fez o pronunciamento na prefeitura de Araraquara atingida por fortes chuvas. Ele aproveitou ainda para culpar Bolsonaro pelo que sobrou do fundo de emergência: “o genocida nos deixou apenas com R$ 25 mil reais para prevenções de desastres”.