26 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula é entrevistado na prisão: “Brasil é governado por um bando de maluco”

Por duas horas, ex-presidente falou da vida na prisão, da morte do neto, do governo Bolsonaro e de liberdade

Lula concedeu, na PF, sua primeira entrevista desde que foi preso. Foto: Marlene Bergamo

Por duas horas e dez minutos, o ex-presidente Lula concedeu uma entrevista exclusiva concedida à Folha e ao jornal El País. Ele falou da vida na prisão, da morte do neto, do governo de Jair Bolsonaro, das acusações de corrupção que sofre e da possibilidade de nunca mais sair da prisão. E que o Brasil está sendo governado por “um bando de maluco”.

Tudo aconteceu em sala preparada pela Polícia Federal na sede do órgão em Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado. Foi preciso uma batalha judicial para a entrevista acontecer, que chegou a ser censurada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em decisão revista na semana passada pelo presidente da corte, Dias Toffoli.

Veja os principais trechos:

Liberdade

“Eu tenho certeza de que durmo todo dia com a minha consciência tranquila. E tenho certeza de que o procurador Deltan Dallagnol não dorme, que o ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro não dorme. Sempre riram de mim porque eu falava ‘menas’. Agora, o Moro falar ‘conje’ é uma vergonha. Moro não sobrevive na política”.

Bolsonaro

“Ou ele constrói um partido sólido, ou não perdura Vamos fazer uma autocrítica geral nesse país. O que não pode é esse país estar governado por esse bando de maluco que governa o país. O país não merece isso e sobretudo o povo não merece isso. Imagine se os milicianos do Bolsonaro fossem amigos da minha família?”

Ex-presidente se emocionou ao se lembrar do neto. Foto: Marlene Bergamo

Morte do neto

“Eu às vezes penso que seria tão mais fácil que eu tivesse morrido. Eu já vivi 73 anos, poderia morrer e deixar o meu neto viver”.

Mourão

“Sou grato ao general pelo que ele fez na morte do meu neto (ao defender que ele fosse ao velório), ao contrário do Eduardo Bolsonaro”

Partidos de Esquerda

É preciso diálogo entre partidos de esquerda. O Cid Gomes (PDT-CE) (que falou “Lula está preso, babaca!”, não fico chateado, estou mesmo preso. Isso é uma verdade. Só não precisava chamar os outros de babaca” rindo.

Petista foi colocado em uma mesa a uma distância de 4 metros de todos. Ninguém poderia se aproximar

Lula está preso desde abril de 2018, depois de ter sido condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a segunda instância da Justiça Federal. Na última terça-feira (23), em decisão unânime, a Quinta Turma do STJ reduziu a pena do ex-presidente e abriu caminho para ele saia do regime fechado ainda neste ano.

O tribunal manteve a condenação do petista, mas baixou a pena de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias.O petista já foi condenado também no caso do sítio de Atibaia (SP) a 12 anos e 11 meses pela juíza Gabriela Hardt, na primeira instância em Curitiba, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. O caso, porém, ainda passará pela análise do TRF-4.