28 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula marca encontro com reitores para acabar greve de servidores

Universidades e institutos federais reclamam de repasses de recursos e servidores em greve cobram reajuste salarial

Está marcada para a próxima quinta-feira, 6, uma reunião do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com os reitores das universidades e institutos federais com o claro intuito de parar as greves dos professores dessas instituições.

A greve já completa 50 dias e seu andamento está preocupando o Palácio do Planalto. Lula, portanto, deve tratar do tema, bem como da questão dos repasses de recursos para as instituições que acusam dificuldades de manutenção, em meio as dificuldades de orçamento.

A pressão sofrida pelo governo em consequência desses fatores levou o Planalto a considerar a necessidade de um encontro com os reitores.

A área de educação tem reclamado com frequência do governo, devido a falta de recursos para investimentos, pesquisas e até para manter as instituições funcionando.

Nesse encontro, o governo espera abrir um leque para distensionar as relações com servidores federais das universidades e institutos federais, de forma que haja um compromisso firmado para se por fim ao movimento grevista e com o objetivo de retomar à normalidade das operações dentro das instituições de ensino superior.