22 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula sobre Ciro Gomes: “Ser humano que vale a pena”

Lula não esperava que o pedetista se ausentasse por completo do segundo turno das eleições

Segundo a colunista Mônica Bergamo, o ex-presidente Lula está cético em relação aos futuros julgamentos que enfrentará na Justiça e acredita que o clima no país dificulta uma análise serena de sua defesa.

O líder do PT recebeu visita de Fernando Haddad e outros advogados, nesta quarta-feira (7), na prisão. E entre os assuntos, Ciro Gomes foi pauta. Lula não esperava que o pedetista se ausentasse por completo do segundo turno das eleições.

Além de passear na Europa após o 1º turno, o candidato do PDT não declarou nem mesmo voto crítico para Fernando Haddad contra Jair Bolsonaro no 2º turno. “PT nunca mais”, disse ele.

Ainda assim, disse que separa questões políticas das pessoais e elogiou: “Ciro é um ser humano que vale a pena”.

Mas, claro, não ajudou o PT de Lula isolar Ciro politicamente, ao tomar dele o PSB. Gome, aliás, nunca engoliu. Ele chegou a declarar que o PT quer “apontar um outro poste” com a então confirmada a inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde abril.

O que mais surpreendeu Lula foi a velocidade em que Moro foi chamado para ser ministro. Ele afirmou que sempre acreditou que o juiz militaria fora da magistratura pois o considerava um quadro político, mas não de forma tão rápida.