29 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Lula venceria já no primeiro turno se eleições fossem hoje, aponta pesquisa Ipec

Reprovação do presidente Bolsonaro subiu 10 pontos, de 39% para 49% e iguala as intenções de voto no petista

Segundo a pesquisa do instituto Ipec, fundado neste ano por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades, Lula já venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Isso porque o ex-presidente aparece com 49% das intenções de voto e com mais que o dobre dos 23% do atual presidente, Jair Bolsonaro. Claro, ainda faltam 16 meses para as eleições, e o quadro de candidatos não está definido, portanto a pesquisa está longe de antecipar resultados.

Tendo dito isso, na terceira via estão Ciro Gomes, do PDT, com 7%, e João Doria, do PSDB, com 5%. Luiz Henrique Mandetta (DEM), que foi ministro da Saúde no início da pandemia, até ser demitido por Bolsonaro, tem 3%. Brancos e nulos somam 10%, e eleitores que não sabem ou não respondem, 3%. A margem de erro é de dois pontos.

Lula lidera em todos os segmentos do eleitorado, especialmente no Nordeste, onde tem 63% das preferências. São 48 pontos porcentuais de vantagem sobre Bolsonaro. A menor vantagem do petista ocorre no Sul (35% a 29%). No Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores, o ex-presidente tem 47%, e seu principal rival, 24%.

Lula aparece ainda à frente do presidente entre os mais jovens (53% a 17%); entre os que têm ensino fundamental II (59% a 19%); entre os que se autodeclaram pretos ou pardos (54% a 21%) e entre os que são de outras religiões que não a católica e a evangélica (54% a 19%).

Governo

A pesquisa também indicou que a reprovação do presidente Bolsonaro subiu 10 pontos, de 39% para 49% e a aprovação caiu de 28% para 24%. São quatro pontos a menos em relação a fevereiro, antes do início dos trabalhos da CPI da Pandemia.