2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

“Maria Bruaca” é atração no Circuito Penedo de Cinema

Circuito de cinema tem vasta programação até o dia 20 de novembro

Isabel Teixeira no abraço da fá e produtora Martha Wanderley

A Universidade Federal de Alagoas, a Prefeitura de Penedo e o governo do Estado abriram nesta segunda-feira, 14 de novembro, o Circuito Penedo de Cinema, que este ano chega à 12ª edição já consolidado no calendário brasileiro do audiovisual.

Uma das participantes do evento é a atriz Isabel Teixeira, a Maria Bruaca, da novela Pantanal, da Rede Globo de Televisão.  Nas ruas da cidade, a atriz tem destilado simpatia com os nativos e visitantes, posando para fotos e conversando com as pessoas.

Além de Isabel Teixeira, vários outros artistas do cinema, teatro e das novelas de TV estão participando do evento, que acontece em espaços históricos da cidade ribeirinha.

A histórica cidade de Penedo como polo do audiovisual alagoano e brasileiro

O evento

Da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano nasceu o Circuito Penedo de Cinema, que em 2022 chega à 12ª edição já consolidado no calendário brasileiro do audiovisual. Durante sete dias, o Circuito promove uma extensa e diversificada programação – totalmente gratuita – às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo (AL), palco de um dos mais importantes festivais de cinema do país entre as décadas de 1970 e 1980.

Até o dia 20 de novembro, a cidade sediará o 12º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 12º Encontro de Cinema Alagoano, a 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, a 12ª Mostra de Cinema Infantil e o 15º Festival do Cinema Brasileiro, que fortalecem a cultura cinematográfica e movimentam a produção audiovisual independente alagoana e nacional.

Além da exibição de filmes, palestras e oficinas de áudiovisual movimentam o cenário cultural da cidade.

À abertura nesta segunda-feira, estiveram presentes o prefeito de Penedo Ronaldo Lopes, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo e o deputado federal Paulão (PT), além de representantes da Secretaria de Estado da Cultura.