Um levantamento realizado pelo portal brasiliense Congresso em Foco mostra os parlamentares mais assíduos e mais faltosos na Câmara dos Deputados no ano que passou. Cada deputado faltou, em média, a 11 dos 125 dias em que a presença era obrigatória na Câmara no ano passado. No caso da bancada alagoana o campeão de faltas, segundo o portal, é o deputado do PL, Maurício Quintella Lessa.

De acordo com o levantamento, em 2011, 23 deputados faltaram a mais de um terço das sessões deliberativas. No ano passado, dez atingiram essa marca. No entanto, aqueles que compareceram ao plenário todos os dias em que estava prevista votação, aumentou, de 11 para 19. Ainda assim, esse grupo representa apenas 4% dos 513 deputados.
Os deputados acumularam 6.113 ausências, entre fevereiro e dezembro, ante as 8.573 registradas na estréia da legislatura anterior. Até o fim de janeiro deste ano, 1.432 dessas faltas ainda não haviam sido justificadas. As demais foram abonadas quase em sua totalidade por atestados assinados por médicos ou dentistas. Nesses casos, os parlamentares escaparam de desconto no salário e da ameaça de perda de mandato
Apenas 3 parlamentares no País não tiveram nenhuma falta. São eles: Manato (SD-ES), Tiririca (PR-SP) e Lincoln Portela (PR-MG).