19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Mayra Aguiar conquista o bronze no judô das Olimpíadas

Judoca é a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em disputas individuais

Mayra Aguiar conquistou mais uma medalha para sua carreira. Hoje (29), na lendária arena Nippon Budokan, ela derrotou a sul-coreana Hyunji Yoon com um ippon após imobilização, na categoria até 78kg, e subiu ao pódio das Olimpíadas de Tóquio para receber o bronze e se tornar a única brasileira dos esportes individuais a ganhar três medalhas olímpicas.

A judoca se classificou para a repescagem do judô até 78 kg nas Olimpíadas de Tóquio-2020 após ser derrotada pela alemã Anna-Maria Wagner, atual campeã do mundo, nas quartas de final. Assim, ela deu adeus ao sonho de conquistar seu primeiro ouro. Anteriormente, nas oitavas, a brasileira havia vencido por ippon a israelense Inbar Lanir.

Na disputa do bronze, a brasileira e a sul-coreana foram punidas com um shido com menos de um minuto por falta de combatividade. Em seguida, Mayra foi para o ataque e aplicou uma imobilização em sua adversária, segurando-a por 20 segundos e configurando um ippon.

Mayra foi a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em disputas individuais; ela conseguiu o bronze nas edições de Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016. Agora, ela faz história novamente com sua terceira premiação em Olimpíadas.