19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Menos de um milhão, dentre os 6 milhões de jovens de 16 e 17 anos, têm título de eleitor

Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar

e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor

Faltando pouco mais de um mês para o prazo limite da Justiça Eleitoral, pelo menos 5 milhões de adolescentes ainda podem tirar título para votar em outubro pela primeira vez.

Até o final de fevereiro, segundo a Corte, 835 mil pessoas de 16 e 17 anos tinham o documento, e o número deverá ultrapassar 900 mil com as adesões já confirmadas em março.

Apesar do aumento, esse universo representa apenas 15% dos mais de 6 milhões de brasileiros que estão hoje nessa faixa etária, conforme a projeção mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os esforços para reverter este quadro têm partido não apenas do próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas também de influenciadores e celebridades.

Mark Ruffalo, que interpreta o Hulk no Universo Cinematográfico da Marvel, compartilhou uma postagem da cantora Anitta no Twitter e uniu forças para convocar jovens brasileiros a tirarem título de eleitor, votar e tirar Bolsonaro da presidência.

Conhecido por seu engajamento político e lutas no movimento ambiental, Ruffalo fez comparações com a eleição que não reelegeu Donald Trump na presidência americana.

Leia mais: Hulk ataca Bolsonaro após acusações contra DiCaprio

Para isso, ele lembrou que os jovens brasileiros, entre 16 e 18 anos, têm até 4 de maio para fazerem seu título de eleitor. Colocou inclusive o site Olha o Barulhinho para facilitar o registro.

Agora em 2022, o índice de jovens  que tiraram o título de eleitor está extremamente baixo, motivo pelo qual Anitta sugeriu a realização da campanha de incentivo de votos.

Queda

O número de jovens com título de eleitor vem caindo nas últimas décadas. Em 1992, ano do registro mais antigo do TSE, havia 3,2 milhões de eleitores com 16 ou 17 anos no país. Já nas últimas eleições gerais, em 2018, o total havia encolhido para 1,4 milhão, menos da metade.

Mesmo tendo sido uma baixa histórica, o contingente de quatro anos atrás não será alcançado facilmente em 2022. Para isso, será preciso convencer pelo menos 500 mil potenciais eleitores de 16 e 17 anos a emitirem o documento nas próximas seis semanas. A data-limite é 4 de maio.

Título na internet

Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas Eleições de 2022. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net.

O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerão em 30 de outubro, último domingo do mês.

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.