7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Natal dos Folguedos animou e iluminou o domingo em Maceió

Após cortejo de 101 grupos, iluminação natalina do Jaraguá até Jacarecica deve aumentar concentração de visitantes

Cortejo com 101 grupos culturais animou orla, que recebeu iluminação temática. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Maceió entrou no clima natalino. A abertura da 3ª edição do Natal dos Folguedos emocionou quem estava na orla marítima, nesse domingo (24). Mais de 3 mil participantes de 101 grupos da Cultura Popular desfilaram em cortejo da Praça Gogó da Ema até a Praça Multieventos. Ao final, o acendimento das luzes de Natal na orla coroou o início das celebrações natalinas na capital.

Uma mistura de som, cor e movimento tomou conta do trajeto. A alegria de quem fazia acontecer o cortejo somada ao amor pela cultura local contagiou quem viu as manifestações pela primeira vez.

Os maceioenses e turistas acompanharam como puderam. Sentados em bancos ou em pé para ver os detalhes. Até meio-fio serviu de assento para as famílias. O importante mesmo era estar à vontade para vivenciar um espetáculo da cultura maceioense e alagoana.

Mais de 3 mil integrantes fizeram parte do cortejo. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

O Natal dos Folguedos é promovido pela Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que lançou o edital de credenciamento destinado à programação cultural e selecionou grupos da Cultura Popular, corais, bandas e artistas solo alagoanos, que vão animar também aos fins de semana até 22 de dezembro.

A abertura da programação também contou com o acendimento da iluminação temática de Natal na orla. O prefeito Rui Palmeira participou do evento e falou da importância da abertura do Natal.

“Foi emocionante ver gente de toda idade, que carrega as tradições dos nossos folguedos, mostrando a força da cultura que temos. Nós temos tanta coisa bonita na nossa cultura e estamos mostrando ao alagoano e turista, que ficam encantados. E também tivemos o acendimento das luzes de Natal, a gente antecipou neste ano porque a iluminação é um produto turístico e quanto antes a alta temporada começar é melhor, porque significa mais emprego e renda para o maceioense”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Prefeito Rui Palmeira destacou valorização da cultura. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Até chegar à Praça Multieventos, o cortejo passou pela orla com vários tipos de manifestações culturais. Pastoril, Guerreiro, banda de pífano, quadrilha junina e até um forró pé de serra animou quem estava por perto. Vários tipos de crenças fizeram parte, mas uma mensagem em comum ficou marcada: de que o Natal precisa ser de luz e harmonia.

Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira ressalta o orgulho por presenciar o resultado de um trabalho de muito esforço.

“Contratamos 101 grupos distintos que fizeram um show de cor, imagem, luz, som das nossas tradições populares e encheram a avenida. Fico muito orgulhoso disso, porque é um momento importante em que a gente se enfeita das nossas tradições para abrir o verão e receber da melhor maneira possível quem vem de fora e encantar o mundo com as nossas cores”. Vinícius Palmeira, presidente da FMAC.

Iluminação temática de Natal inicia a celebração na capita. Foto: Neno Canuto

Iluminação

O cortejo cultural foi encerrado com a chegada do carro alegórico de Nossa Senhora dos Prazeres, interpretada pela atriz alagoana Waneska Pimentel. O público também conferiu a projeção mapeada com homenagens e a história das férias do Papai Noel em Maceió. Outro momento mais esperado foi o acendimento das luzes de natal.

Foi com uma contagem regressiva que as luzes da orla anunciaram oficialmente a chegada do clima natalino. Além disso, o público prestigiou as apresentações dos cantores Mácleim e Irina Costa e do Coretfal.

“Pela primeira vez, a orla, desde o coreto de Jaraguá até Jacarecica, está totalmente iluminada com o tema de Natal. Temos o jardim iluminado na Multieventos, teremos a Vila de Papai Noel na Praça Gogó da Ema, a árvore de Natal no Vera Arruda, além do Centro da cidade, que já acendemos na sexta-feira. Fazendo isso, a roda econômica de Maceió gira e traz turistas, resultando em geração de emprego e renda para o nosso povo maceioense”. Tácio Melo, superintendente municipal de Iluminação Pública.

E o vice-prefeito Marcelo Palmeira convida a população para conferir o resultado dos trabalhos da Prefeitura:

“Vale a pena o maceioense trazer a família para um passeio na orla e desfrutar da iluminação de Natal. Esse foi um dia de alegria ver a nossa cultura ser mostrada aos que nos visitam e ao cidadão maceioense, que muito gosta do folclore. E para somar, esse ano temos uma iluminação diferente, com a novidade do túnel próximo à Praça do Gogó da Ema”. Marcelo Palmeira, vice-prefeito.

De Jaraguá a Jacarecica: iluminação natalina vai aumentar concentração de visitantes. Foto: Neno Canuto

 

2 Comments

Comments are closed.