17 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

O Congresso Nacional e o brasileiro sem memória!

Por Wagner Melo, jornalista

O UOL traz, nesta quinta-feira, 30, uma reportagem que me deixou preocupado com o futuro. É sobre uma pesquisa do instituto Idea Big Data, feita a pedido do Woodrow Wilson Center, dos Estados Unidos, e divulgada em janeiro último.

A pesquisa mostra que 79% dos brasileiros não se recordam em quem votaram para deputado federal e senador. Ou seja, o brasileiro médio ignora a própria cidadania, ao demonstrar desinteresse pelas ações do Congresso Nacional. É lá que os nossos destinos são, verdadeiramente, decididos.

Se não sabe em quem votou, como 8 em cada 10 brasileiros vão cobrar, a quem deve, medidas para desenvolver o país? Ao invés disso, quando o resultado do baixo envolvimento político começa a aparecer – drogas, violência, desemprego, caos nos hospitais –, uma horda de gente raivosa dá início aos arranca-rabos aqui embaixo.

O economista e professor Maurício Moura, fundador do Idea Big Data, disse ao portal de notícias que atribui este ‘fenômeno’ a quatro fatores: a realização de eleições para parlamentares paralelamente às de governadores e presidente (porque a escolha do Executivo acaba ofuscando a do Legislativo); ao sistema de voto proporcional; ao tempo curto de campanha; e, por último, ao que considero mais importante: ao nível de educação do eleitor médio brasileiro.

O conhecimento liberta, dizem, mas no momento a sombra da ignorância tem coberto um espaço muito maior. É preciso educar para a cidadania. E isso (deve ser frisado), não é promover “doutrinação comunista”. Infelizmente, muitos dos que levam o chicote no lombo acabam apoiando essa ladainha. É triste!