28 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

ONU monitora e se mostra preocupada com o avanço neonazista no Brasil

O monitoramento, realizado pela relatora Ashwini K.P., analisou formas contemporâneas de xenofobia e racismo

O Brasil passou a ser monitorado pela ONU (Organização das Nações Unidas) devido à expansão de movimentos neonazistas no país. O informe, intitulado “Combatendo a Glorificação do Nazismo e Neonazismo”, é elaborado anualmente para identificar onde esses grupos estão se fortalecendo, conforme informações do Portal UOL.

O monitoramento, realizado pela relatora Ashwini K.P., analisou formas contemporâneas de xenofobia e racismo. O objetivo é avaliar a extensão da expansão do neonazismo globalmente e apresentar um plano para que os governos possam impedir o fortalecimento desses grupos.

Cada país envolvido no estudo forneceu informações para que a relatora pudesse fazer a avaliação e produzir o documento oficial. Além do Brasil, mais de 20 países foram incluídos na lista.

No Brasil, o Conselho Nacional de Direitos Humanos forneceu dados sobre o tema, relatando um “aumento preocupante no discurso de ódio e nas manifestações neonazistas”.

PF investiga

O relatório destaca que, em 2021, o Centro Nacional de Crimes Cibernéticos no Brasil recebeu 14.476 denúncias anônimas relacionadas ao neonazismo. A Polícia Federal também abriu 159 investigações para apurar casos com ligações neonazistas.

Além disso, foram relatados casos de crimes neonazistas em escolas, onde agressores utilizaram uniformes militares e suásticas, fizeram pichações nazistas em unidades educacionais e ameaçaram negros e imigrantes.

Texto: Naian Lucas Lopes (IG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.