25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Pinheiro: Moradores se reúnem quarta-feira com Município, Estado e Governo Federal

Reunião está agendada para as 9 horas, no auditório da sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá

Os representantes do Governo Federal, do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió participam, nesta quarta-feira (16), de um encontro técnico com uma comissão de moradores do Pinheiro para detalhar as ações que estão em andamento na região a fim de esclarecer as causas do fenômeno causador de fissuras em vias públicas e imóveis.

A reunião está agendada para as 9 horas, no auditório da sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, e contará com a participação de integrantes da Defesa Civil Nacional, do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional de Mineração, além de titulares da Defesa Civil Estadual e Municipal.

Segundo explica Dinário Lemos, secretário de Defesa Civil de Maceió, o encontro foi alinhado para que a população seja esclarecida tecnicamente sobre o que já foi feito em relação ao bairro, o que está sendo realizado e a programação para os próximos meses.

“Na reunião, os órgãos do Governo Federal devem detalhar a atuação em Maceió de acordo com suas competências, mostrando gráficos e dados para explanar todo o trabalho. Os moradores, após a apresentação, poderão fazer questionamentos aos técnicos para esclarecer dúvidas referentes ao bairro”. Dinário Lemos, secretário de Defesa Civil de Maceió.

Para ordenar a apresentação e dar encaminhamento à reunião, técnicos das três esferas governamentais estiveram reunidos nesta terça-feira (15), na Prefeitura de Maceió.

Sobre a participação da população, foram convidados os 32 integrantes do Núcleo de Defesa Civil Comunitária do Pinheiro (Nudec), uma comissão com quatro representantes do movimento SOS Pinheiro e de seis integrantes de três associações comunitárias regulamentadas que protocolaram ofício solicitando a participação no encontro. Todos os participantes terão acesso ao auditório por meio de identificação encaminhada à Defesa Civil.

Renan Filho

O governador Renan Filho defendeu, na manhã desta terça-feira (15), uma análise mais aprofundada sobre o bairro do Pinheiro, em Maceió. Ele afirmou que é preciso buscar soluções para o bairro, afetado por tremores e rachaduras que atingem imóveis e vias urbanas.

“Eu defendi que tragamos para cá os mais capacitados técnicos do mundo para que a gente tenha uma análise mais profunda do que está ocorrendo. As pessoas estão preocupadas com seus imóveis, com o futuro e a gente precisa buscar uma solução para o bairro”, Governador Renan Filho.

Bolsonaro

O prefeito Rui Palmeira conseguiu o apoio do Presidente Jair Bolsonaro para o bairro do Pinheiro. Após reconhecer o Decreto de Emergência solicitado pela Prefeitura de Maceió, o presidente convocou parte da equipe ministerial para uma reunião extraordinária, na tarde desta sexta-feira (11), em Brasília, onde o assunto foi discutido.

Após a reunião, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, ligou para o prefeito, a fim de articular um encontro na próxima semana, na capital federal. Palmeira comenta que o reconhecimento da Presidência da República sobre a situação no bairro é de grande importância para a cidade e principalmente para os moradores da região.

“Desde o surgimento das primeiras rachaduras, a Prefeitura tem buscando toda a ajuda possível para identificação das causas, a fim de obter um diagnóstico e também buscar meios para solucionar os problemas no bairro. Na semana que vem devo ir a Brasília para saber na prática como será esse apoio federal”. Rui Palmeira, Prefeito de Maceió.

Segundo a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República, Bolsonaro determinou que o Governo Federal adote as ações necessárias para agilizar a identificação do fenômeno que tem provocado o surgimento de rachaduras em imóveis e vias públicas do Pinheiro. O Presidente determinou ainda o encaminhamento das medidas para a resolução do problema.