17 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Randolfe diz que mentiras de Marcos do Val não garantem CPI, mas sim Conselho de Ética

Senador bolsonarista, que pedirá afastamento de Moraes, admitiu ter mentido à Veja para fazer “glamour” e agora é alvo de cassação

Líder do governo Lula no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) falhou em sua tentativa mentirosa de conseguir, por vias tortas, uma CPI. Mas que teve sucesso em ser alvo do Conselho de Ética.

O senador bolsonarista será alvo do Conselho, que vai apurar as afirmações dadas pelo também senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre uma possível articulação para tentativa de golpe de Estado.

Do Val já mudou de versões diversas vezes sobre a fábula de se reunir com Jair Bolsonaro e Daniel Silveira, em dezembro do ano passado, para conseguir uma gravação de Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Do Val disse que o plano de Silveira (e Jair) seria pegar Moraes em algum tipo de mentira, afastá-lo do STF, anular a vitória de Lula e retornar Bosonaro à presidência.

“Tentativa de ‘Operação Tabajara’, que mostra exatamente o quão ridículo nós chegamos na tentativa de um golpe no Brasil”, diz Moraes em vídeo legendado pelo Metrópoles.

O problema é que o plano Tabajara, como classificou o próprio Moraes, não teria sido esse. Aliás, ninguém sabe como foi. Apesar dos detalhes da notícia que foi matéria de capa da Revista Veja, Marcos do Val simplesmente admitiu que mentiu:

“Leonardo (ex-assessor e que assinou a matéria) era uma pessoa de confiança, trabalhava aqui e queria um protagonismo na chegada dele à revista Veja. Fiz um glamour para poder dizer o que é inegável, que é a presença do presidente Bolsonaro e Daniel Silveira. Reconheço que não deveria ter ultrapassado essa linha”. Marcos do Val.

Leia mais: Marcos do Val renuncia e acusa Bolsonaro de pressiona-lo para participar de golpe

O parlamentar revelou ontem ter recebido uma proposta do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Daniel Silveira para participar de uma tentativa de golpe. Durante o dia, porém, ele mudou de versão várias vezes.

Mesmo assim, teve coragem de dizer que vai ao PGR pedir afastadamente o ministro Alexandre de Moraes da relatoria dos atos antidemocráticos. Essas declarações foram dadas em entrevista à CNN.

Diante de tanta mentira, Randolfe foi caro: do Val não conseguirá este afastamento de Moraes e nem mesmo uma CPI. Mas vai sobrar para ele questionamentos no Conselho de Ética.

“Não terá CPI que ele quer”… “Terá conselho de ética, porque se ele presenciou articulações para a ocorrência de golpe de Estado e não denunciou, […] prevaricou”

Segundo o líder do Senado, o Conselho de Ética será aberto nas próximas semanas.