19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Rede hoteleira de Alagoas espera retomar atividades já em julho

Maioria dos 88 hotéis associados à ABIH-AL que continuam fechados planejam reabrir as portas em julho

Com cerca de 90% dos estabelecimentos fechados desde abril, o trade turístico e parceiros do setor público e privado do estado planeja o retorno das atividades a partir do próximo mês, quando a malha aérea começa a dar sinais de melhora.

A retomada dos meios de hospedagem será conduzida por medidas preventivas à disseminação da Covid-19 e boas práticas de saúde e segurança aplicadas a todos os setores dos empreendimentos, a partir de um protocolo técnico específico para o segmento, desenvolvido pela ABIH Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo e Senac.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) já apresentou aos associados, trade turístico e parceiros do setor público e privado o protocolo de boas práticas e medidas de segurança sanitária que será adotado pela hotelaria para a reabertura dos meios de hospedagem.

Os procedimentos detalham as especificidades das adequações em cada serviço prestado pelos hotéis, a fim de assegurar o distanciamento social, higiene, sanitização dos ambientes, comunicação contínua entre colaboradores e hóspedes, atendimento emergencial e monitoramento das medidas adotadas. O documento complementa os protocolos do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió.

Reabertura

A maioria dos 88 hotéis associados à ABIH-AL que continuam fechados planejam reabrir as portas em julho, quando a Azul Linhas Aéreas volta à base em Maceió com voos diários para Recife.

Até o momento, menos de 5% dos empreendimentos estão abertos, sendo que pouco mais de 8% destes retomaram ou retomam as atividades já durante este mês. Outra parte dos meios de hospedagem devem voltar a funcionar em agosto, setembro e outubro, período em que as companhias aéreas sinalizam maior retorno das operações.