9 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Reitor quer Serra da Barriga como patrimônio cultural da humanidade

Douglas Apratto fez proposta ao governador em exercício, Luciano Barbosa, e ao deputado federal Paulão

Depois de subir a pés a ladeira da Serra Barriga com um grupo de professores e estudantes, neste dia 20, dedicado à Consciência Negra, o reitor do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), Douglas Apratto, pediu ao governador em exercício, Luciano Barbosa, e ao deputado federal Paulão (PT), que estavam no local, que desenvolvessem um processo para transformar a serra em Patrimônio Cultural da Humanidade.

Historiador renomado, o reitor do Cesmac disse que a instituição está pronta para apoiar a iniciativa, considerando o valor histórico e cultural que tem a Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, para Brasil e para o mundo.

Douglas: em defesa da serra

Na visão de Douglas Apratto, os monumentos mundiais que conquistaram essa certificação todos merecem o feito, mas nenhum merece mais que a Serra da Barriga, palco da luta libertária do povo de Zumbi dos Palmares. A serra é tombada pelo patrimônio histórico nacional.

 

Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas

Estrada de acesso – O deputado federal Paulão (PT) que assegurou a pavimentação da estrada de acesso à serra com uma emenda de R$ 2 milhões, disse que apoiar a iniciativa do reitor do Cesmac e manifestou o desejo de trabalhar junto aos demais integrantes da bancada federal alagoana para que a ideia seja concretizada como uma grande meta do povo alagoano.

Na mesma direção se colocou o então governador Luciano Barbosa (MDB), que ficou de tratar a questão dentro das demais instâncias de governo por entender que a Serra da Barriga precisa ser tratada com o devido reconhecimento da história mundial, sobretudo por ter como significado uma história de luta pela liberdade de um povo oprimido.