20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Robinho pode ser o primeiro a cumprir pena no Brasil por condenção no exterior

Justiça brasileira dá 1° passo para decidir se Robinho, condenado por estupro na Itália, cumpre pena no país

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) já determinou o início do processo para julgar o pedido da Justiça italiana, que quer Robinho cumprindo pena por estupro no Brasil.

O tribunal vai informar oficialmente o andamento do processo ao jogador, condenado a 9 anos de cadeia. De início, os italianos pediram a extradição de Robinho para a Itália, mas isso não é permitido pela constituição brasileira.

Leia mais: Robinho é condenado em última instância a nove anos de prisão por estupro

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, se manifestou no Twitter sobre o caso, confirmando o início da chamada “tramitação jurisdicional”.

O pedido de extradição foi negado prontamente pelo Ministério da Justiça. Por outro lado, há a possibilidade de Robinho receber transferência da execução da pena, que teria amparo na lei de extradição entre Brasil e Itália.

Leia mais: Acusado de estupro e irritado com a Globo, Robinho queria fazer gol para homenagear Bolsonaro

Vale constar que a Justiça brasileira nunca executou uma pena imposta por outro país. Se Robinho cumprir a pena italiana aqui no Brasil, será uma decisão inédita.

Estupro

A Corte de Cassação de Roma, última instância da justiça italiana, rejeitou em janeiro do ano passado o recurso apresentado pelo atacante Robinho e por Ricardo Falco, amigo do jogador, e confirmou a condenação dos dois a nove anos de prisão por violência sexual de grupo cometida contra uma mulher numa boate de Milão, em 2013.

A vítima é uma mulher albanesa que, na época, comemorava seu aniversário de 23 anos. Além de Robinho, que então defendia o Milan, e Ricardo Falco, outros quatro brasileiros foram denunciados por terem participado do ato.