26 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Secretaria de Infraestrutura viabiliza entrega de 500 casas em Coruripe

Conjunto habitacional Manoel Lessa não poderia ter sido entregue sem um sistema de esgotamento apropriado

A realidade de muitas famílias do município de Coruripe, localizado na região sul do Estado, era de casas de taipa sustentadas por estacas, sem segurança e com um sistema de água inadequado que possibilita riscos de doenças. E isso foi mudado após uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Coruripe, em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

Mais de 2.500 pessoas da região, ganhará uma casa própria, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, junto à Prefeitura da cidade. O conjunto residencial Manoel Lessa terá 500 novas casas, e cada residência terá uma área construída de 42 m², piso cerâmico em todos os cômodos, 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Além disso, as casas terão geração de energia elétrica com base em luz solar e, as unidades com 65 m², serão construídas com adaptações para deficientes físicos.

Como parte integrante da ação, a Seinfra disponibilizou apoio técnico para que essa entrega fosse possível, com a construção do sistema de esgotamento externo do local. A obra liga a rede de esgoto do residencial à estação de tratamento do município. Além disso, as unidades serão entregues com toda estrutura de água encanada.

Governo de Alagoas

Responsável pela pasta de Infraestrutura, o secretário Fernando Melro ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado nesse projeto. “O Governo de Alagoas se compromete em viabilizar e tornar realidade o sonho da casa própria para essas famílias. O trabalho feito em parceria com o município de Coruripe com certeza trará dignidade, mudanças e maior qualidade de vida a essas pessoas”, enfatizou o gestor da pasta.

Para o secretário executivo de Infraestrutura, Humberto Carvalho, apesar de existirem dificuldades em fazer habitações de interesse social somente com a união dos entes, ou seja, Ministério das Cidades, Prefeitura e Estado, o trabalho em parceria com o município de Coruripe deu certo.

“Graças a esse trabalho em equipe, conseguimos chegar ao resultado de uma ação exitosa, que vai mudar a vida de mais de 2.500 pessoas, com os esforços de cada um e com um planejamento integrado”, encerrou Carvalho.