27 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Sistema GissOnline de emissão de Nota Fiscal Eletrônico é um desastre

Com o Ginfes desabilitado, prestadores de serviço sofrem com um novo sistema que pouco funciona e impossibilita o recebimento em prestações de serviço

Novo sistema de emissão de Notas Fiscais e Declarações de Serviços chegou com a promessa de facilitar a visa dos prestadores de serviço. Ficou só na promessa

No início de agosto, a Prefeitura de Maceió aposentou o antigo Ginfes por um novo sistema de emissão de Notas Fiscais e Declarações de Serviços. Desde então, As Declarações de serviços passaram a ser realizadas no GissOnLine.

E a transição foi longe de ser ideal. Eu mesmo diria desastrosa. Mesmo tendo que apelar para ajuda on-line, tutoriais de vídeos e uma visita ao Já, o sistema não colaborou comigo e o boleto pago ainda não caiu. Já vai completar uma semana. Como isso aconteceu?

Pois bem, com a proposta de facilitar a emissão e a escrituração das notas fiscais eletrônicas (NFS-e), esta uma das atividades mais utilizadas pelos contribuintes do Município, ela na verdade acabou provocando o contrário.

Sem um período de transição, retirando logo de cara o antigo Ginfes, prestadores de serviço não tiveram outra opção que aprender a nadar no novo site. Mas ficaram desorientados e perdidos com o GissOnLine, deixando de receber em dia pelos seus serviços prestados.

Para se ter uma ideia: a função “lembrar minha senha” não estava funcionando nos primeiros dias, pois para acessar este comando era preciso estar logado no site. E como você deve saber, para logar, é preciso da senha.

Ciente da dificuldade do público, a Semec (Secretaria Municipal de Economia) disponibilizou aos prestadores de serviço, contadores e demais contribuintes do Município um canal de atendimento específico para receber as demandas e dúvidas sobre a emissão de notas fiscais eletrônicas. Via e-mail. Que prometia respostas em 48 h. Não deu muito certo.

Logo depois, surgiram os tutoriais na internet, com vários vídeos no YouTube que auxiliavam como proceder com o novo site. O detalhe é que dentre os tutoriais foi preciso fazer um para cadastro no sistema, evidenciando que o novo sistema não era nada intuitivo. que precisou de tutoriais em vídeos até para serviços básicos, caso de “como se cadastrar”.

Estes, que eram até então o único meio de auxílio, foram apoiados ainda por consultorias técnicas presenciais. Como nas Centrais Já. Entretanto, este que escreveu este artigo, no dia de sua orientação, recebeu como resposta da atendente no guichê que ela “não sabia” como usar o sistema ainda.

Foi preciso ela me levar até um superior (ou estagiário ou TI, que seja) para que meu cadastro fosse completado. O detalhe é que ela ficou do meu lado para também aprender com ele e tentar orientar futuros perdidos deste sistema.

Para ser justo, ela disse que naquela mesma tarde todos os funcionários receberiam treinamento. O que não é muito reconfortante: se nem eles que trabalham com isso conseguiam entender direito, três semana após o lançamento do mesmo, o que dirá do usuário comum. Como receber em dia pelos seus serviços prestados se a nota não existe? O que fazer com as contas, que vão ficar ou já estão atrasadas?

Em meu caso, consegui fazer a nota e o boleto da mesma. Já pago, na terça-feira passada (24). Mas o pagamento ainda não foi registrado pelo GissOnline. Diz que ainda estou devendo, portanto, nada da nota ter sido convertida. Entre colegas, procurei contato na Semec, mas as respostas não chegaram. Nada de respostas para este artigo e muito menos para solucionar o meu caso em particular.

Enquanto isso, diversas outras pessoas também devem estar passando pelo mesmo problema. O sistema foi trocado abruptamente. Contadores e prestadores de serviço, o público geral, não foram instruídos devidamente. Até mesmo alguns funcionários pareciam perdidos, pois isso respostas demoravam até 48 h. De certeza, muitos estão perdidos. Seja no novo sistema ou nos prazos de suas dívidas.

Enquanto isso… Só um minuto, por favor, deixe-me checar… GissOnline…. nota avulsa… conta corrente… emissão… É. Nada. O sistema ainda não registou o pagamento de meu boleto, então nada de nota convertida. Este novo sistema é um desastre.