
O Blog inaugura hoje o Simples Assim, um espaço para divulgar (semanalmente) ideias simples e criativas que podem fazer a diferença na vida das pessoas.
O primeiro relato vem de uma iniciativa divulgada pelas jornalistas Vitória Alcântara e Suzy Albuquerque, da Unimed Maceió.
O Serviço de Oncologia/Centro de Infusão daquela instituição de saúde implantou, recentemente, um sistema de identificação que inclui a participação do próprio paciente.
Simples Assim: durante a triagem, o próprio paciente (ou seu acompanhante) escreve, numa pequena placa plastificada, com hidrocor, seu nome completo, data de nascimento e o nome do médico assistente. Em seguida, entrega sua plaquinha ao responsável pela administração dos medicamentos.
A iniciativa, segundo a enfermeira Taciana Aguiar, supervisora da Oncologia/Centro de Infusão, vem reforçando ainda mais os demais procedimentos para administração segura dos medicamentos. Bom para o paciente e melhor ainda para a unidade de saúde que reduz riscos.
Quem já teve (ou conhece quem teve) problemas sérios por conta da identificação incompleta ou, o que é pior, incorreta, num hospital ou laboratório, sabe bem como é importante esse tipo de cuidado.
Dona Flora Rêgo, paciente do setor de Oncologia, aprovou a iniciativa. “Foi uma ideia muito boa e não nos custa nada”, afirma.
Qual a sua ideia?
Você (sua empresa, instituição ou ONG) também pode compartilhar uma ideia Simples Assim que está contribuindo, positivamente, para a vida das pessoas.
Basta mandar seu relato detalhado, mas resumido, com fotos, ou fotos + vídeo para o WhatsApp (82) 98884-9484. Se optar por mandar também um vídeo, ele deve ser curtinho (de até 30 segundos) e mostrar como funciona sua ideia. Feche sua apresentação falando: “Simples Assim!”. Sim, detalhe importante, lembre-se de gravar com a câmera do celular na horizontal.
E mais, não esqueça de mencionar, no seu relato que autoriza a publicação, como também, sua identificação (apenas nome, profissão e localidade). Se for uma pessoa jurídica (empresas públicas e privadas, ONGs entre outras instituições), os dados da pessoa responsável pela informação (nome, profissão, cargo e localidade).
Também é importante informar seu telefone e email (estes não serão divulgados), para o Blog entrar em contato, caso seja necessário.
Relatos sem essas informações básicas acima referidas não serão considerados, quando da triagem para publicação semanal.
Simples Assim! Mãos à obra!