4 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Tapetão na Série B: Denúncia de escalação irregular pode favorecer CRB

Hoje com 40 pontos, o São Bento cairia na tabela caso perdesse os 15 pontos para a última posição

O Paysandu entrou com uma denuncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), acusando o São Bento de utilizar o atacante Gabriel Vasconcelos de forma irregular. E isso poderia mudar o panorama luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.

A Procuradoria vai analisar o caso junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O São Bento corre o risco de perder 15 pontos, três por cada partida que Gabriel Vasconcelos esteve em campo. Isso faria o time cair para a lanterna da Série B.

Com a camisa do São Bento, o atacante de apenas 22 anos disputou cinco partidas: contra CSA, Goiás, Figueirense, Guarani e Londrina.

A acusação:

O Paysandu alega que o São Bento infringiu o Artigo 8 do Regulamento Específico da Competição diz: “Uma vez iniciado o Campeonato, cada clube poderá receber até 5 (cinco) atletas transferidos de outros clubes da Série B”.

Antes da chegada de Gabriel Vasconcelos, o Bentão havia contratado cinco jogadores junto a clubes da Série B: os laterais Tony (Ponte Preta) e Samuel Santos (Figueirense), o zagueiro Douglas Mendes (Paysandu), o volante Abuda (Figueirense) e o atacante Joãozinho (Vila Nova).

No dia 10 de agosto, o São Bento anunciou o empréstimo de Gabriel Vasconcelos junto ao Corinthians. Uma semana antes, o atacante teve a rescisão com a Ponte Preta publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) .

A competição só possibilita a transferência de até cinco atletas vindos da Série B. O sexto seria o Gabriel Vasconcelos. A Procuradoria tem um prazo médio de cinco dias, mas até terça-feira já deve haver uma posição. E outros clubes vão entrar com ação contra o São Bento, já que a falha foi clara.

Tabela

Hoje, com 40 pontos, o São Bento cairia na tabela caso perdesse os 15 pontos. Iria para a última posição. E como a briga para fugir do Z4 é intensa, com times muitos próximos na pontuação, este resultado favorecia os que evitam a Série C. Caso do CRB, hoje o primeiro time fora da zona de rebaixamento. E, curiosamente, o Galo enfrenta neste sábado o próprio São Bento.

Antes do complemento da rodada (apenas CSA e Brasil de Pelotas já jogaram), veja como ficaria as últimas posições da tabela, caso São Bento seja punido. O time perderia a 14ª posição e iria para o 20º.

14. Brasil de Pelotas – 37 pontos
15. CRB – 35 pontos
16. Sampaio Corrêa – 32 pontos
17. Paysandu – 32 pontos
18. Juventude – 32 pontos
19. Boa Esporte – 29 pontos
20. São Bento – 25 pontos