3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Trump se recusa a se comprometer com uma transição pacífica de poder após a eleição

Presidente dos EUA acredita que resultado contrário à sua vitória seria fruto de corrupção

O presidente Donald Trump disse que não se comprometeria com uma transição pacífica de poder, após o dia da eleição. Isso gerou mais preocupações nos Estados Unidos, onde há o temor que ele resista e continue no cargo mesmo se perder a votação em novembro.

Trump já se recusou a dizer se aceitaria os resultados das eleições, da mesma forma que em 2016. Ele também já falou em permanecer no cargo muito além dos dois mandatos constitucionalmente vinculados.

Sua recusa em garantir uma transição sem violência foi mais longe e deve alarmar seus oponentes, já nervosos por causa de sua implantação da polícia federal para reprimir protestos em cidades americanas.

Sua relutância em se comprometer com uma transição pacífica se baseia com as cédulas de votação, espalhando a falsa afirmação de que a votação generalizada pelo correio está repleta de fraude.

“Você sabe que tenho reclamado veementemente sobre as cédulas e as cédulas são um desastre”, disse Trump em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, presumivelmente se referindo a cédulas de correio, que ele alegou sem base que levarão ao eleitor fraude .