30 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Unidade Móvel do Hemoal realiza coleta sangue no Centro de Arapiraca nesta quarta

Ação externa que acontece em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, vai ocorrer das 8h às 12h

Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde. Fotos: Carla Cleto – Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (29), coleta externa de sangue na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, em Arapiraca. A ação externa, que ocorre em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai ocorrer das 8h às 12h.

Por meio das coletas externas, o Hemoal facilita o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue. Paralelamente, o órgão também mantém o estoque de sangue estabilizado, visando atender às transfusões nos hospitais e maternidades de Alagoas.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. Além de ter idade entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, é obrigatório estar bem de saúde para doar sangue.

O MS exige, ainda, que o voluntário porte um documento de identificação com foto e esteja alimentado no momento da doação, evitando apenas alimentos gordurosos. É vetada a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas seis horas que antecedem o procedimento.

Caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 11 anos, a doação de sangue é proibida. Quanto aos candidatos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o ato de doar sangue é vetado durante um ano.