19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Trumpistas invadem Congresso e interrompem confirmação de vitória de Biden

Protesto foi convocado pelas redes sociais para derrubar os resultados do Colégio Eleitoral

Um grupo de manifestantes pró-Trump tentou invadir o prédio do Congresso, onde ocorre a sessão que deve confirmar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro.

O protesto foi convocado pelas redes sociais, e tenta pressionar os republicanos para que apoiem a iniciativa do presidente para derrubar os resultados do Colégio Eleitoral. O que não tem previsão legal no país. No momento, o ato é acompanhado por milhares de pessoas.

O grupo derrubou barreiras de proteção instaladas ao redor do Capitólio, e entrou em confronto com a polícia, que usou spray de pimenta para tentar dispersar a multidão.

Funcionários do Congresso, além de jornalistas, foram levados para locais mais seguros. Alguns ja receberam permissão para retornar aos seus gabinetes, mas o prédio esta isolado.

Segundo jornalistas no local, partes do palco que será usado na posse de Biden, no dia 20 de janeiro, foram danificadas. A instalação fica diante do Capitólio. Há relatos de que alguns manifestantes conseguiram entrar no prédio, mas foram contidos pelos policiais.

Mais cedo, em discurso, Donald Trump defendeu que seus apoiadores se concentrassem diante do Congresso para pressionar deputados e senadores para que atuassem em sua defesa, e prometeu que “estaria junto deles”, sem especificar se vai comparecer ao ato.

Na véspera da votação, as autoridades de Washington reforçaram a segurança na cidade, incluindo com o apoio da Guarda Nacional, e alertaram os moradores para que evitassem as concentrações de apoiadores de Trump.