20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Vídeos: Bolsonaro diz que “Lula não dura muito” em palestra nos EUA com golpistas na plateia

Jair afirmou ainda que houve injustiça nos processos dos ataques em Brasília em 8 de janeiro e que não voltará tão cedo ao Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que praticamente saiu fugido do Brasil antes do término de seu mandato, realizou sua primeira “palestra” nos Estados Unidos, organizada pelo grupo Yes Brazil USA.

O evento foi chamado de “grande evento em Orlando” e foi classificado como uma “homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro”.

“Venha participar deste maravilhoso encontro da comunidade brasileira com ex-presidente Jair Messias Bolsonaro nos EUA e homenageá-lo por tudo que ele fez pelo nosso país”.

Com ingressos sendo vendidos entre US$ 10 (entrada comum) e US$ 50 (entrada VIP), Jair profetizou que o “governo Lula não vai durar muito tempo” e que “houve injustiça nos processos dos ataques em Brasília em 8 de janeiro”.

“A gente lamenta o que alguns inconsequentes fizeram no 8 de janeiro. Aquilo não é a nossa direita. Não é o nosso povo. Tem muita gente sendo injustiçada lá. Aquilo não é terrorismo pela nossa legislação. Tem gente que tem que sim ser individualizada, invasão, depredação, e cada um que pague por aquilo que fez.”

O mais factual foi o fato dele afirmar que deve permanecer mais tempo nos Estados Unidos – isso após seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, afirmar que ele talvez “nunca mais” volte, e o próprio Jair ter dado entrada no visto como “turista”.

“Estou há 30 dias aqui, pretendo ficar por mais algum tempo. Não tenho certeza quanto tempo ainda. Estou com muita saudades do meu país”

Allan dos Santos, foragido da Justiça, e Paulo Figueiredo, demitido da Jovem Pan após apoiar o 8 de janeiro, estavam na plateia

Na plateia, apenas apoiadores. Dentre eles, o foragido da justiça Allan dos Santos. Ao lado dele estava o jornalista Paulo Figueiredo, demitido da Jovem Pan após os atos de 8 de janeiro e que, antes de ser desligado, já tinha sido afastado da empresa após o MPF (Ministério Público Federal) iniciar investigação sobre potencial incentivo da emissora aos atos golpistas que ocorreram em Brasília.

Parte do público foi vestida com a camisa da seleção brasileira. Na oportunidade, cantaram o hino nacional e quando recebido, Bolsonaro foi ovacionado aos gritos de “mito”, e participou de uma oração.

Leia mais: Bolsonarismo mata: Culto de ódio cria ares de terrorismo e ameaça democracia

Para preencher tempo, também assistiram cenas de uma motociata do ano passado.

“Acredito que tenha deixado muitas lideranças pelo Brasil. Tem muita gente boa que tá chegando no Congresso, que se elegeram para o Executivo. Tem [eleição municipal em] 2024 pela frente, 2024 é muito importante. Não podemos abandonar a política. A política faz parte das nossas vidas. Eu estou com 67 anos e pretendo continuar ativo na política brasileira”. Diz Jair, que “apesar de ativo”, age como passivo.

A família Bolsonaro já tem divulgado um segundo evento com o ex-presidente, desta vez em Miami, na próxima sexta-feira (3). O visto pleiteado pelos advogados de Bolsonaro, B2, não permite que ele exerça atividade remunerada nos Estados Unidos, o que o impede legalmente de receber pela participação.

Na prática, portanto, Bolsonaro só poderia “palestrar” sem cobrar por seus serviços, como anda fazendo na casa em que está instalado, desde 30 de dezembro do ano passaod.

One Comment

Comments are closed.