13 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Covid-19: Com mais 1.349 novos óbitos, Brasil já conta 32.548 mortos na pandemia

Apresentação de dados do coronavírus no final desta tarde acabou cedendo lugar à uma coletiva da Secom, que reclamou das notícias sobre o financiamento do mesmo em sites de fake news

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, com os dados atualizados sobre o impacto do novo coronavírus no Brasil, atrasou algumas horas nesta quarta. E chegou com um triste recorde:

Em todo o Brasil, o número de infectados é de 584.016. E o de mortos com covid-19 já são 32.598. Somente nas últimas 24 horas, fora mais 28.633 testes positivos e a confirmação recorde de 1.349 novos óbitos.

Com atraso

”Devido a problemas técnicos, o boletim de casos e óbitos de Covid-19 será divulgado excepcionalmente às 22h”. Nota do Ministério da Saúde.

No mesmo dia em que o general Eduardo Pazuello foi como ministro interino da Saúde, os números tardaram a sair. E a apresentação de dados do coronavírus no final desta tarde acabou cedendo lugar a uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, com o chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República), Fabio Wajngarten.

Ele ocupou o espaço para reclamar da mídia nacional, que noticiou hoje o investimento do governo em sites de fake news. Logo no início da entrevista, o chefe da Secom criticou a participação do Grupo Globo no mercado publicitário brasileiro.

De qualquer forma, como o boletim só saiu após às 22h e os números oficiais não foram noticiados no Jornal Nacional, noticiário que o presidente Bolsonaro tomou como um de seus inimigos públicos.