3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Arthur Lira quer unir petistas e bolsonaristas no comando da Câmara

A tarefa não é simples, mas na política “só não vi ainda boi voar”

Lira quer unir esquerda e direita para se reeleger no comando da Câmara

Com a ausência do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, quem se movimenta de olho no futuro é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Neste momento, o objetivo dele é único. Lira quer assegurar a reeleição para o comando da casa.

Nessa busca não há, para ele, arestas, impasses ou ideologia capazes de atrapalhar seus planos.

A ofensiva do presidente da Câmara para alcançar o objetivo está acima de tudo. Há, inclusive, o sonho de unificar bolsonaristas e petistas dentro de sua proposta.

A expectativa de Lira é formar um bloco com o PT, PL, Republicanos, União Brasil e PSD. Seriam todos seus aliados na formatação de uma chapa única na disputa da mesa diretora.

Conseguindo sucesso nessa empreitada, Lira terá a plena condição de dividir os espaços estratégicos nas comissões mais importantes para o funcionamento do pleno.

Nesse contexto, a ideia dele é que PT, PL e União Brasil se revezem no comando das comissões de  Constituição e Justiça e a de Orçamento.

Só que os petistas estão reticentes porque não aceitam entregar ao partido de Jair Bolsonaro (PL) o comando do Orçamento de 2024.

Enfim, Lira corre solto para atingir sua meta na esperança de ser de novo “o primeiro ministro”, como foi no governo de Bolsonaro.

Não é uma tarefa simples. Mas, como dizia seu Leó, lá em Paulo Jacinto:

-Na política só não vi ainda boi voar.