30 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro testa positivo para covid-19 e credita hidroxicloroquina à sua melhora

Presidente não chamou de “gripe”, mas disse que o vírus seria como uma “chuva” e que todos seriam infectados

O presidente Jair Bolsonaro, de 65 anos, informou nesta terça-feira (7) que seu exame para detectar se está com covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, deu positivo.

Ele já havia informado a apoiadores que estava com febre e dores no corpo e, por isso, decidiu fazer o exame. Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão “estava limpo”. E que já está com temperatura abaixo de 37º C.

Bolsonaro creditou o uso inicial da hidroxicloroquina sua melhora. Ele não chamou de “gripe”, evitando fazer a comparação, mas disse que o vírus seria como uma “chuva” e que todos seriam infectados e lamentou ter sido “alijado” das decisões.

No decorrer da rápida entrevista, em que anunciou o teste positivo, reforçou a importância da Economia. E disse que “o tratamento não pode provocar efeitos piores que o vírus”.

Recusa em mostrar exame

No mês de maio, Bolsonaro usou pseudônimos ‘Airton’ e ‘Rafael’ em exames que deram negativo para covid-19. O presidente evitava mostrar os documentos, dizendo que isso invadiria a sua privacidade.

Mas a própria AGU entregou os resultados ao gabinete de Lewandowski. Antes, em março, ele havia anunciado o resultado, mas sem mostrar os documentos.