18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro ficou calado: Maia e Alcolumbre celebram aprovação de vacinas na Anvisa

Reações mostram um óbvio interesse na vacinação, ao contrário do presidente da República, que politizou a pandemia

Após quase um ano de pandemia no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou as primeiras vacinas contra a covid-19 no Brasil.

A boa notícia, óbvia, foi celebrada também pelos chefes de executivo de todo país. Sem poder ser diferente, Renan Filho não só comemou, como já está em São Paulo e marcou reunião com os prefeitos para detalhar o plano de vacinação.

O prefeito de Maceió, JHC, foi outro que celebrou, parabenizando cientistas e profissionais envolvidos. Também já se reuniu com o secretário de Saúde, o GGI de combate à Covid-19 e os técnicos para o Plano de Imunização em Maceió.

E Bolsonaro?

Estas reações são ótimas, mostrando um óbvio interesse na vacinação. Mas Jair Bolsonaro continua calado. Inimigo de João Doria, governador de São Paulo, o presidente politizou a pandemia e de todas as maneiras tentou sabotar a Coronavac, vacina produzida no Instituto Buntantan de SP, em colaboração com a China (veja aqui a linha de tempo).

Provavelmente frustrado com a aprovação, coube aos presidentes da Câmara e Senado a comentarem a boa notícia para a população:

Vale lembrar: ambos têm o poder de colocar em pauta um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro.