15 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Convocação virou convite: Vice-governador e secretários vão prestar esclarecimentos na ALE

Foram convidados Rafael Brito, Maurício Quintella e Luciano Barbosa

Secretários Rafael Brito, Maurício Quintella e o também vice-governador Luciano Barbosa foram convidados a explicar seus projetos na ALE

Os deputados da ALE aprovaram nesta quarta-feira (4) requerimentos convidando os secretários estaduais, entre eles o vice-governador Luciano Barbosa. Antes, a medida chegou ao plenário como convocação, mas a pedido do líder do Governo na Casa, deputado Sílvio Camelo, foi transformado em convite.

Camelo ainda tentou viabilizar o convite via comissão de Educação, mas não obteve êxito. “Se faz necessário que tenhamos aqui os mesmos procedimentos adotados com outros secretários e diretores de órgãos”, disse.

A deputada Jó Pereira lembrou que a Assembleia já convidou Luciano Barbosa outras vezes, nas ocasiões nem o secretário, nem alguém do corpo técnico compareceu. “É extremamente salutar que tenhamos o secretário aqui na Casa, porque quem ganha é a educação pública do Estado”, afirmou.

Foram convidados os secretários:

  • do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito para falar sobre os resultados obtidos pela comitiva do Governo de Alagoas em sua viagem à China e sobre o Consórcio Nordeste;
  • de Infraestrutura, Maurício Quintella, para faze uma explanação sobre o canal do sertão;
  • de Educação, Luciano Barbosa, para falar sobre a condução e organização administrativa do Programa Escola 10.

Davi Maia falou da importância da presença do vice-governador no parlamento para esclarecer a situação da educação estadual, pensamento que foi acompanhado pelo deputado Cabo Bebeto. Marcelo Beltrão, que preside a Comissão de Educação da Casa, disse que seria uma honra fazer o convite ao secretário.

O deputado Francisco Tenório não concordou em transformar a convocação em convite, lembrou que o secretário de Educação Luciano Barbosa já foi convidado várias vezes para debater assuntos inerentes a sua pasta e não compareceu. Bruno Toledo também concordou com a mudança de convocação para convite.