19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Defesa Civil Nacional prepara ações para a região do Pinheiro

Órgãos vão auxiliar as secretarias municipais no atendimento aos moradores nas mais variadas áreas e em breve todo  o planejamento será divulgado

O secretário-adjunto especial da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, reuniu-se nesta terça-feira (26), em Brasília (DF), com integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para discutir as ações que o Governo Federal planeja para as áreas afetadas pelas fissuras na região do Pinheiro.

A reunião contou com a presença do coronel Aldo Batista Neto, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastre, órgão ligado ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e do meteorologista Tiago Molina Schnorr, chefe da Divisão de Monitoramento do órgão.

“Foi uma reunião importante para que a gente conhecesse o que o Governo Federal está planejando para a região, após o decreto de estado de calamidade pública publicado no Diário Oficial do Município. Esse apoio é muito importante para que a população seja atendida da melhor forma possível”. Arthur Rodas, coordenador-geral de Ações e Contingência da Defesa Civil de Maceió.

Segundo Rodas, a Defesa Civil Nacional relatou que o plano de ação está adiantado e vai envolver diversos órgãos da administração federal, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Saúde.

“Esses órgãos vão auxiliar as secretarias municipais no atendimento aos moradores nas mais variadas áreas. Em breve todo  o planejamento será divulgado”. Arthur Rodas,

Dinário Lemos aproveitou a oportunidade para reforçar uma série de encaminhamentos já feitos ao Governo Federal, como a agilização do pagamento do auxílio-moradia às famílias que precisarem deixar as áreas de risco.

“Pedimos também que a Defesa Civil Nacional dê todo o suporte ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para que tenhamos o mais rápido possível a delimitação das áreas que estão sob risco, após a conclusão dos estudos geofísicos no Pinheiro”. Dinário Lemos, secretário-adjunto especial da Defesa Civil de Maceió.

Calamidade Pública

Após publicação no Diário Oficial de Maceió (Nº. 8.699, 25/03/2019), desta terça (26), o prefeito Rui Palmeira decretou Estado de Calamidade Pública nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro em decorrência do agravamento das fissuras em imóveis e vias públicas nestas regiões.

O decreto considera as fissuras no bairro do Pinheiro, os estudos geológicos da CPRM que indicam uma piorada da situação e a evolução das fissuras que provocaram danos em imóveis, muitos já evacuados, mais o parecer da Defesa Civil.

decreto havia sido anunciado ao procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, durante reunião no sábado passado, na sede do órgão ministerial, no bairro do Poço.

O subsecretário municipal de Defesa Civil, Dinário Lemos, que chorou durante a audiência diante da recomendação de evacuação, mesmo antes do laudo final (que sai em abril), os atrasos no aluguel social e o desespero dos moradores, já está novamente em Brasília, com o prefeito Rui Palmeira, desta vez para encaminhar no Governo Federal o pedido de recursos para construir um novo bairro.

Este novo local precisa abrigar as mais de 10 mil famílias que hoje moram no Pinheiro, Mutange, Bebedouro. Antes disso, já nesta segunda-feira, a prefeitura receberá mais de R$ 14 milhões, destinado para as famílias da área vermelha.

Nesta terça (26), uma força tarefa vai iniciar o atendimento e cadastramento de moradores, mas desta vez os que residem nas área amarela e laranja. Estas, logo precisam desocupar suas casas, preferencialmente para o novo bairro.