6 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Família flagra em vídeo injeção falsa em idosa de Maceió: “Não injetaram o líquido”

MPE/AL já investiga grave denúncia e Secretaria de Saúde afirma que profissional foi afastada; Após reclamação, idosa foi imunizada corretamente

No primeiro dia de vacinação dos idosos com mais de 85 anos em Maceió, uma grave denúncia acontecem em um dos três pontos da Capital: no Pátio Maceió, familiares de uma idosa de 97 anos flagraram, em vídeo, uma enfermeira simulando a aplicação.

O vídeo, que já circula as redes sociais, mostra a profissional, ainda não identificada, colocando a seringa, mas não aplicando o líquido na senhora.

Por sorte, seus familiares, formada em parte por profissionais da área da saúde, capturaram o momento e ficaram chocados ao perceber a simulação. A idosa não foi vacinada.

Prontamente, eles retornaram ao local de vacinação e exigiram que a vacina, da Oxford/Astrazeneca, fosse aplicada de maneira correta.

Prefeitura e MPE/AL

O secretário Pedro Madeiro já tomou conhecimento do caso e o fato sendo apurado pela Gerência de Imunizações da secretaria. Já o promotor de Justiça, Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital, informou que, após ter acesso ao vídeo, entrou em contato com o secretário municipal de Saúde.

Madeiro afirmou que realmente houve uma falha, se tratando de uma profissional antiga da Saúde, já afastada.

O promotor agora deve instaurar uma Notícia de Fato para apurar a atitude da profissional. Há também a informação de que será instaurado pela Secretaria de Saúde, um procedimento disciplinar de conduta em desfavor da mesma.

Já o prefeito de Maceió, JHC, ordenou um novo protocolo na vacinação: a partir de agora, os profissionais de saúde vão no as seringas antes e depois da aplicação.