Neste sábado, 15 de outubro, a Federação Brasil da Esperança – FE Brasil, por meio da sua Comissão Provisória em Alagoas – ingressou com notícias-crimes contra o vereador por Maceió e ex-candidato a Vice-Governador de Alagoas, Leonardo Dias, bem como contra o Partido Liberal, o partido dele.
As notícias-crimes, dirigidas ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, à 5ª Zona Eleitoral, à 8ª Zona Eleitoral e à Procuradoria Regional Eleitoral de Alagoas, foram motivadas pela realização de pesquisas de opinião falsas com o intuito de, invadindo residências, abordar eleitores e convencê-los a votar em Bolsonaro, mediante disseminação de fake news.
A realização de pesquisas sem prévio registro é considerada ilegal, assim como a disseminação de fake news é considerada crime, nos termos da legislação eleitoral, segundo relata a direção da Federação na ação contra o vereador.
Na representação à justiça eleitoral, a Federação requere a abertura de inquérito para apuração dos crimes de invasão de domicílio, disseminação de fake news e formação de quadrilha, bem como pediu a inclusão dos fatos para investigação no Inquérito das Fake News, em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal.