3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Lei institui Dia do Porteiro, mas portarias remotas ameaçam profissão

Grande parte dos condomínios residenciais nos quatro cantos de Maceió vem optando pela economia das portarias eletrônicas

Grande parte dos condomínios residenciais nos quatro cantos de Maceió vem optando pela economia das portarias eletrônicas, em substituição às tradicionais portarias, integradas, em sua maioria, por quatro porteiros , em regime de revezamento.

Na  contramão da moda, o município de Maceió instituiu o Dia Municipal do Porteiro – 9 de Junho -, por meio da Lei nº 6.886/2019, publicada no Diário Oficial do Município, no último dia 27 de maio, para homenagear a categoria. O Blog ouviu condôminos de portarias com e sem porteiros sobre as vantagens e desvantagens da portaria remota.

“Quando chega alguém, o porteiro  averigua quem é, o que deseja, para onde vai. E fica atento com relação à pessoa que subiu. Quando a gente chega de carro, o porteiro verifica quem é, não fica só o abrir e fechar de porta, por meio do controle ou da portaria eletônica, o que dá insegurança, sobretudo à noite. Outra coisa, se alguém se sente mal no prédio ou ocorre algo, ter o apoio de um porteiro é fundamental”, defende a professora Mônica Ximenes, que já atuou por vários momentos como síndica em seu condomínio. Ela também é favorável à manutenção das administradoras de condomínio como suporte para os porteiros.

Mônica  ressalta a importância do porteiro quando de acontecimentos inesperados, a exemplo de incêndio ou de outras ocorrências. “Com uma portaria eletrônica, por exemplo, fica mais difícil articular um socorro mais imediato e humanizado, por exemplo, a alguém fica preso no elevador. Os porteiros são treinados para ajudar nesses momentos “, destacou.

Para o condômino e síndico Paulo Silva, na ponta do lápis, a portaria eletrônica dá ao condomínio uma economia de até 50%, em relação ao tradicional serviço de portaria. Contudo, ele reconhece que a adaptação ao controle remoto não é nada fácil. “A reclamação maior é por parte das visitas, que, muitas vezes, ficam inseguras com a  demora  na identificação, o que, de fato, ocorre.

Experiência

Com 17 anos de atuação como porteiro, o agora contador Amaro Francisco, ex-aluno do curso de Excelência em Portaria do Senac, em Alagoas, passou por diversas situações enquanto realizava seu trabalho nos diversos condomínios onde trabalhoi. Elogiado pelo seu profissionalismo, Amaro diz que sempre gostou da interação com os condôminos e teve seu trabalho reconhecido por onde passou, mas também revela que em muitos casos o porteiro da portaria tradicional  fica vulnerável a assaltos.

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado em março deste ano, Alagoas fechou 2.255 vagas de emprego com carteira assinada no mês de fevereiro, um dado preocupante quando a tendência aponta para substituição do homem pela máquina. Tempos modernos, volência urbana, insegurança pública dando margem a soluções que merecem atenção das autoridades.

O Blog quer saber sua opinião sobre essa questão da portaria remota e a portaria tradicional. Quais as vantagens de uma e de outra? O assunto, certamente ainda vai dar muito o que falar. Uma coisa é certa, no Dia 9 de Junho está chegando. Vida longa aos profissionais das Portarias de Maceió! Gratidão, Amaro!

LEI Nº. 6.886 MACEIÓ/AL, 24 DE MAIO DE 2019.
PROJETO DE LEI Nº. 7.269/2019.

(Projeto de Lei nº. 06-2019
AUTOR: VEREADOR ANA HORA)

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO DIA
MUNICIPAL DO PORTEIRO E DÁ OUTRAS
PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ,
Faço saber que a Câmara Municipal de Maceió decreta e eu sanciono
a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o DIA MUNICIPAL DO PORTEIRO, a ser
comemorando anualmente no dia 09 de Junho, no âmbito do
município de Maceió.

Art. 2º A comemoração ora instituída passa a integrar o Calendário
Oficial de Eventos do Município de Maceió.

Art. 3º O Legislativo Municipal realizará sessão especial nesse dia
para homenagear os profissionais porteiros com representação no
Município de Maceió.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ, em 24 de Maio de 2019.

RUI SOARES PALMEIRA
Prefeito de Maceió

7 Comments

  • Avatar Roberto

    Porque não coloca vigilante virtual também nas agências bancárias … economizam 50% e a segurança 0%

  • Avatar Sérgio Elias De Oliveira

    Além de ter maior segurança visual e identificativa a presença do porteiro na guarita traz mais conforto no atendimento ,parabéns a nós porteiros./Sérgio Elias /Betim MG.
    Estou desempregado se puderem me ajudar deixarei meu email.
    [email protected]

  • Avatar Fabio

    Se a gente que e Porteiro ali presente sendo atento vive acontecendo coisas que não entra nas estatística porque a gente consegue evitar e o que é evitado não virá dado eu mesmos já evitei vários assaltos .

  • Avatar Valmira Pereira Barboza

    Bom dia…portaria virtual dizem que faz economia ao predio.mas isso tido nao passa de mentiras por que colocar portaria virtual e facil deficio e manter.por que as manutençoes sao carissima…bom opitem por melhor resultado.outra coisa e falio..eu por ex.interfonei e automaticamente o primeiro portao abriu sem se quer terem mim permitido.o pior foi o cegundo portao a mesma coisa abriu sem mim anuciar.entao cheguei ao apt.bati e abriram a porta respondeu a moradora.oxi nem te anunciaran.e falei toquei a canpainha.ninguem mim autorizou…se foci um ladrao….desulive…e faliu sim…nao r a mesma coida de porteiros..pensem bem antes de contratar

  • Avatar Levi lima

    na minha opinião em muitos condomínios não está dando certo as portarias virtuais. Teve um caso de um morador que foi entrar, quando apertou código pra abrir o visitante aproveitou e entrou junto sem identificação. Portarias virtuais só serve mais para condomínios de pequeno porte

  • Avatar Amaro Francisco

    Merecida homenagem, parabéns a todos colegas porteiros que desempenham um excelente papel para os condôminos, visitantes e administradoras, tornando-se o “cartão postal” do condomínio.

Comments are closed.