28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Moro: Virar ministro do STF seria como ganhar na loteria

Sergio Moro largou a magistratura para ser ministro da Justiça no Governo Bolsonaro

Sergio Moro, ministro da Justiça, diz que uma vaga no STF seria como ganhar na loteria

Sergio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública do governo Bolsonaro, em entrevista ao jornal português Expresso, e publicada nesta terça-feira (23), comparou uma indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal) a ganhar na loteria.

“Seria como ganhar na loteria. Não é simples. O meu objetivo é apenas fazer o meu trabalho”. Sergio Moro, ministro da Justiça.

Na entrevista ao jornal português, o ministro da Justiça afirmou que sua saída da magistratura foi um caminho sem volta e que se vê “mais como um técnico, como um juiz que está no governo” do que como político.

Moro também negou desconforto por ter índices de popularidade mais altos do que os do presidente Jair Bolsonaro. Questionado se o STF seria uma opção segura caso sua vida política acabe mal, Moro afirmou que atualmente “nem existem vagas” na corte.

Um ministro do STF se aposenta, automaticamente, com 75 anos e que quem escolhe seu substituto é o Presidente da República, Jair Bolsonaro. Em 2020, Celso de Mello vai se aposentar em 1º de novembro (ele é ministro desde 1989) e no ano seguinte, em 2021, é a vez de Marco Aurélio Mello aposentar a toga.

Portanto, até o fim de seu mandato, Bolsonaro obrigatoriamente apontará duas cadeiras no STF. Com a saída precoce de outros duas, o atual governo teria quatro dos onze ministros favoráveis, facilitando aprovação de pautas “sem ideologia”.