3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Morre Ailton Villanova, aos 79 anos, vítima da covid-19

Referência do jornalismo alagoano, o também perito criminal não resistiu após ser intubado nesta segunda

Alagoas acaba de perder um de seus maiores profissionais no jornalismo. Ailton Vilanova não resistiu aos sintomas da covid-19 e após complicações em seu quadro de saúde, na noite desta quinta-feira (7), veio a falecer.

“Nesta quinta-feira, 07 de janeiro de 2021, no preciso horário das 20h46, eu deixei de acreditar na lenda dos Highlanders, aqueles que seguem na Terra não importa qual seja o desafio que a morte lance à sua frente. Foi nesse dia e hora que meu pai, Ailton Villanova, se foi”. Leo Villanova, filho de Ailton, nas redes sociais.

Intubado nesta segunda (4), Villanova, também perito criminal, precisou passar por hemodiálise, mas não resistiu às sequelas impostas pelo vírus.

A informação de sua internação foi dada por sua filha Adriana. Além de radialista e colunista da Tribuna, Vilanova também era perito criminal.

No dia de sua morte, Alagoas confirmava 2.537 óbitos provocados pela Covid-19, dentre 107.279 casos em todo Estado.

Profissional por mais de seis décadas

Em 1956, quando tinha apenas 15 anos, Ailton Villanova teve seu primeiro texto publicado na edição de domingo do Jornal de Alagoas com apenas 15 anos, em 1956. Filiou-se a Federação Alagoana de Esportes para continuar escrevendo na seção de esportes do jornal.

Logo em 1957, ainda na escola, foi contratado como repórter policial da Gazeta de Alagoas e passou a trabalhar na Rádio Difusora, passando pelos mais importantes jornais do Estado: Tribuna de Alagoas, Jornal de Alagoas, Diário de Alagoas, Correio de Maceió, Correio de Alagoas e Tribuna Hoje.

Em 1976, já com com 20 anos de profissão, liderou o projeto de inaugurar as transmissões jornalísticas da TV Gazeta, sendo o diretor de jornalismo da emissora e apresentador do “Jornal Nacional Alagoas”, hoje ALTV segunda edição. Na década de 1980, participou ainda da fundação da Rádio Gazeta FM (Rádio Clube de Alagoas) apresentando uma programação que mesclava música e notícias.

One Comment

Comments are closed.