29 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Morre fundador da Casa do Penedo

Francisco Alberto Salles deixa exemplo perseverança e luta para preservação da memória alagoana

Fonte: http://casadopenedo.com.br/

Penedo e Alagoas de luto nesta terça-feira, com a morte do Presidente da Fundação Casa do Penedo, Francisco Alberto Salles, hoje pela manhã, em Brasília, onde ele lutava contra um câncer agressivo que o vitimou.

No último sábado, Salles havia sido homeageado, durante a solenidade de inauguração da reforma do Chalé dos Loureiros, executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio  do PAC Cidades Históricas.Salles sonhava, há muito, com a restauração do espaço, que deverá abrigar o Museu do São Francisco.

Em mensagem de solidariedade à família o juiz Claudemiro Avelino de Souza, lembrou que Salles foi Idealizador, mecenas e fundador da Fundação Casa do Penedo, inaugurada 1992 e que recente comemorou suas bodas de prata.

“Médico, escritor, cronista, deu à cultura das Alagoas, além da sua dedicação à preservação da memória, as obras Arruando para o Forte – 2003; Elysio de Carvalho – 2000; Lições arquivadas: Jornalismo, Política e Literatura em Alagoas, dentre outros. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, membro da Academia Alagoana de Letras”, destacou o magistrado, lembrando que Salles foi agraciado com inúmeras comendas, entre elas, a do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IPHAN ), oferecida a Personalidades da Cultura Nacional.

De fato,  um  exemplo de perseverança e persistente luta para preservação da memória alagoana, como destacou o magistrado. O velório e o sepultamento do presidente da Fundação Casa do Penedo vai acontecer em Brasília, amanhã (19).