13 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

Onyx: Arma é tão perigoso para crianças quanto um liquidificador

Ministro defendeu ainda o direito do cidadão circular com a arma de fogo na área rural para se defender de cobras

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou, em Brasília, um decreto que flexibiliza a posse de armas no país. Mas o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, parece não estar preocupado com o aumento de armamento nos domicílios brasileiros. Nem mesmo o risco para as crianças.

“A gente vê criança pequena botar o dedo dentro do liquidificador e ligar o liquidificador e perder o dedinho. Então, nós vamos proibir os liquidificadores? Não. É uma questão de educação, é uma questão de orientação. No caso da arma, é a mesma coisa. Então, a gente colocou a exigência de cofre para mais uma vez alertar e proteger as crianças e os adolescentes”. Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, homem forte do governo Bolsonaro.

Segundo Lorenzoni, é preciso “cuidado redobrado” com arma. Ele afirma ter criado quatro filhos com uma arma dentro de casa e todas foram ensinadas a não brincar com a mesma. Entretanto, ele não falou em cuidado redobrado com utensílios domésticos.

Zona rural

O ministro defendeu ainda o direito do cidadão circular com a arma de fogo na área rural, já que é possível se deparar “com cobras, onças e bandidos”.

“A gente sabe que o sujeito sai para o campo, às vezes a propriedade tem quatro, cinco, seis, sete, oito, dez hectares, quilômetros de distância da sede. E aí a pessoa tem que se deslocar. Precisa ter uma arma. Se aparecer uma cobra na tua frente, como é que tu faz?” Onyx Lorenzoni, ministro que quer mata cobra a tiros.