25 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Perfis se articulam e invadem Twitter projetando “Bolsonaro até 2026”

Movimentação acontece após o presidente passar um final de semana em silêncio e até praticamente quase lamentar aprovação da Coronavac

Após passar um final de semana em silêncio até praticamente quase se lamentar com a aprovação da Coronavac na Anvisa (e fazer questão de que a “vacina é do Brasil, e não de um governador”), o presidente Jair Bolsonaro viu sua credibilidade  receber tantos ataques (e paneladas) em um espaço tão curto, que foi preciso um reforço de suas mídias digitais para enaltecê-lo.

E seja com bolsonaristas, olavistas, ou robôs em fazendas asiáticas, perfis no Twitter fizeram com que a hashtag BolsonaroAte2026 atingisse o primeiro lugar dos trending topics do Twitter no Brasil. E pouco antes de meio-dia, houve mais de 350 mil compartilhamentos.

O conteúdo, como não poderia deixar de ser, enaltece o patriotismo do presidente, ataca seus rivais políticos, pede voto impresso nas próximas eleições e o liga aos Estados Unidos (de Donald Trump) e a Jesus Cristo. E gente que não quer ser vacinada.

A hashtag acontece no momento em que o Brasil finalmente começou, em todo país, a campanha de vacinação contra a Covid-19. E o timing bate com o período de articulação quando Bolsonaristas são pegos de surpresa, como bem explicou o antropólogo David Nemer, da Universidade da Virgínia. Ele estuda as redes sociais, afirma que a bolha bolsonarista aumentou e é impenetrável.